MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira

21 de fevereiro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SANTA MARIA DE ITABIRA – O município de Santa Maria de Itabira, viveu nas últimas horas momentos de terror com a forte chuva que atingiu a região, que provocou alagamento em diversos pontos da cidade, deslizamento e um ônibus arrastado, além do registro de duas mortes.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 1
Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – Divulgação

O Rio Girau que corta parte da cidade, acabou transbordando devido ao intenso volume de água, causando o alagamento de boa parte do município. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, informou que ao menos quatro pessoas seguem desaparecidas na cidade.

Os bairros mais atingidos na madrugada desta madrugada de domingo (20), foram os bairros que margeiam o Rio Girau, como Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Conselho e Poção.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 2
Foto: Reprodução de grupos de Whatsapp

Os moradores relataram sobre a enchente ainda durante a madrugada através de redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativos.

Logo pela manhã deste domingo, o Corpo de Bombeiros conseguiu realizar o resgate de várias pessoas. Escolas ficaram destruídas; o comércio no centro da cidade foi atingido.

No início da tarde deste domingo (21), o corpo de um homem de 39 anos já havia sido resgatado de um soterramento no bairro Poção, um dos mais atingidos pelo temporal.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 3
Foto: Reprodução de Redes Sociais

Um ônibus que é utilizado no transporte de passageiros e de fretamento, acabou sendo arrastado com a força da água, só parando, ao bater em uma árvore onde uma carreta já estava parada.

Diversas ruas da cidade, seguem com muita lama. Parte da rodovia estadual MG-120, acabou interditada por conta dos deslizamento de terra. Equipes do Governo de Minas e da Prefeitura, seguem na região dando apoio as família e no trabalho de desobstrução das estradas.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 4

A venda de passagens pela Viação Saritur que opera a linha intermunicipal, Santa Maria de Itabira até Belo Horizonte, não foi suspensa. Nossa equipe tenta contato com a empresa para saber como segue a operação dos ônibus, já que parte da cidade estava alagada desde o início da manhã de hoje, porém, não tivermos sucesso.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 5
Foto: Reprodução de Internet
MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 6
Foto: Reprodução de Redes Sociais

A Defesa Civil e a Prefeitura local informaram que desde às 7h foram registradas mais de 11 ocorrências na cidade, entre inundações, desabamentos, salvamento de pessoa ilhada e corte de árvore em via pública, no Centro e nos bairros Lambari, Nova Santa Maria, Cidade Nova e Poção.

Os militares do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, Ipatinga e Itabira tiveram dificuldades para chegar ao centro de Santa Maria de Itabira, por volta das 7h, quando a rodovia estadual MG-129, estava bloqueado em três pontos, devido ao deslizamento de terras.

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 7
Foto: Reprodução de grupos de Whatsapp

Vale informa sobre a segurança de suas barragens em Itabira e Santa Maria de Itabira.

A Vale, no dia 21 de fevereiro de 2021, informa que suas barragens do Complexo Itabira, em Minas Gerais, mantêm-se dentro dos parâmetros de segurança adequados mesmo diante das chuvas intensas dos últimos dias. Ressalta-se que não há qualquer alteração de nível de emergência das estruturas e nem foi feito nenhum acionamento de sirenes de emergência.

As estruturas são monitoradas e inspecionadas permanentemente por equipes em campo e acompanhamento 24 horas no Centro de Monitoramento Geotécnico e possuem sistema de alerta de sirenes.

A Vale continuará a comunicação com as comunidades e órgãos necessários, acompanhando o cenário.

Mais informações pelo e-mail: duvidas.barragens.itabira@vale.com ou pelo 0800 039 6010.

Com informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Prefeitura de Santa Maria de Itabira e Redes Sociais

MG: Chuva arrasta ônibus, provoca alagamentos e deslizamentos com mortes em Santa Maria de Itabira 8