Estradas: DNIT restringe circulação de veículos pesados na BR-156/AP

Estradas: DNIT restringe circulação de veículos pesados na BR-156/AP

18 de fevereiro de 2021 0 Por Redação Revista do Ônibus

MACAPÁ – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, informou que a partir desta quinta-feira (18) fica proibido, no trecho da BR-156/AP localizado entre o km 659,4 e 769,7, o tráfego de veículos de passageiros e de cargas com capacidade de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 23 toneladas ou acima de 10 toneladas, por eixo. A determinação consta da portaria nº 816, publicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT no Diário Oficial da União desta mesma data.

Foto: Divulgação

Válida por tempo indeterminado, a portaria tem como objetivo assegurar e manter o tráfego seguro no tocante ao transporte de passageiros e de cargas para o atendimento às comunidades e cidades localizadas neste segmento da rodovia. Também está proibido o trânsito de veículos do tipo BI-TREM Articulado, para qualquer tipo de carga, inclusive combustíveis.

Em caráter extraordinário, está liberado o trânsito para veículos do tipo CAMINHÃO DUPLO DIRECIONAL TRUCADO (4 eixos) 29 (t) 4 CD e do tipo CAMINHÃO TRATOR TRUCADO + SEMI REBOQUE (5 eixos) 40 (t) 352 cuja carga seja combustível para o município de Oiapoque/AP, por se tratar de insumo essencial para a livre movimentação dos órgãos de segurança, saúde, gêneros alimentícios e do abastecimento da termoelétrica responsável pela geração de energia elétrica para o município.

O não cumprimento da determinação contida nesta portaria, bem como na Resolução nº 01, de 08/01/2021, do DNIT, que estabelece normas sobre o uso de rodovias federais por veículos ou combinações de veículos e equipamentos, destinados ao transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso ou dimensões, ensejará a aplicação das penalidades contidas no artigo 51 da referida Resolução.

link para a Portaria nº 816

link para a Resolução nº 01

Com informações do DNIT