SP: Sorocaba anuncia dez ônibus novos para operação municipal nesta quarta-feira

SP: Sorocaba anuncia dez ônibus novos para operação municipal nesta quarta-feira

10 de fevereiro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba, informou que amplia novamente a frota do transporte público coletivo na cidade. A partir desta quarta-feira (10), dez novos ônibus entram em circulação, com o objetivo de aumentar a oferta de viagens, sobretudo nos horários de pico, e evitar aglomerações.

Foto: Prefeitura de Sorocaba – Divulgação

Os novos ônibus são do modelo “Padron Urbano”, ano 2020/21, com capacidade máxima para 90 passageiros, sendo 39 sentados e 51 em pé. São equipados com elevador semiautomático, ar-condicionado e dispõem de dois lugares reservados para cadeirantes, sete para idosos ou gestantes e um para obeso.

Eles serão utilizados para incrementar as linhas 28 – Mineirão; 31 – Cajuru; 53 – Éden; 55 – Rodrigo; 57 – Guaíba e 62/1 – São Bento 2. Com a entrada em operação dos dez novos ônibus, serão criadas mais 82 viagens a cada dia, o que representa um aumento na capacidade de transporte em 4.800 lugares, por dia.

“A iniciativa faz parte da proposta de ampliação gradual da frota, o que tem ocorrido desde o início do ano com a nova gestão pública, a partir do levantamento diário da demanda de passageiros, feito pela Urbes. A ação ganha ainda mais relevância nesses tempos de pandemia da Covid-19, garantindo um transporte público com qualidade”, explica o prefeito Rodrigo Manga.

Foto: Prefeitura de Sorocaba – Divulgação

Com esse incremento na frota, Sorocaba passa a contar com 331 ônibus, operando em 111 linhas. “O município dispunha de 380, quantidade que foi reduzido para 300 na gestão anterior, durante a pandemia. Nossa meta é, aos poucos, fazer esse número crescer, mas de forma estruturada, com base no aumento da demanda e na disponibilidade financeira”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Segundo levantamento da Urbes, só no mês de janeiro, a Urbes promoveu mudanças em 34 linhas (31% do total), criando 12.130 viagens a mais por dia. Detalhe é que a demanda de passageiros nesse primeiro mês do ano subiu 8,68%, passando de 84.270 para 92.275 usuários diários.

“Esse aumento é sinal da confiança do usuário no transporte público. Queremos oferecer um meio de locomoção com qualidade, para mais pessoas, sem nos esquecer de adotar mecanismos para evitar as aglomerações”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba