Prefeitura do Rio estuda complementara tarifa de ônibus para melhorar o serviço oferecido

Prefeitura do Rio estuda complementara tarifa de ônibus para melhorar o serviço oferecido

29 de janeiro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – O governo de Eduardo Paes, prefeito eleito do Rio de Janeiro, estuda a possibilidade de alterar a relação dos consórcios que operam as linhas municipais, tantos dos ônibus convencionais, quanto do serviço do BRT Rio. No estudo da prefeitura do Rio, há ainda a possibilidade de reorganização e controle, para que o sistema funcione, podendo haver ainda subsídios para que os passageiros possam ter mais qualidade no transporte.

Prefeitura do Rio estuda complementara tarifa de ônibus para melhorar o serviço oferecido 1

Alvo de reclamações diárias, o BRT Rio, assim com os demais ônibus urbanos que operam linhas municipais deverá passar por mudanças nos próximos meses. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, não descarta inclusive a possibilidade de complementar a tarifa, assunto descartado desde a licitação no serviço ocorrida em 2010.

“O incentivo das empresas hoje é maximizar os lucros, diminuindo custos, num incentivo perverso, ainda mais com a pandemia, que reduziu o número de passageiros. Então, diminui o custo cortando a frota, tendo mais passageiros por ônibus pelo modelo atual. O que tem que fazer é mudar o modelo de remuneração”, disse a secretária.

Prefeitura do Rio estuda complementara tarifa de ônibus para melhorar o serviço oferecido 2

Ainda de acordo com a secretária, a prefeitura está criando sistema de monitoramento dos ônibus municipais, afim de saber se os ônibus estão realmente circulando e de o número de coletivos está adequado, afim de que se evite com isso, maiores transtornos e um número maior de reclamações, tanto nos ônibus convencionais, quanto nos ônibus articulados do BRT Rio.

A ideia da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR, é montar o sistema e criar um questionário para avaliar junto aos usuários, mensalmente, as demandas deles no entorno das estações.

Com informações da Prefeitura do Rio e Extra

Prefeitura do Rio estuda complementara tarifa de ônibus para melhorar o serviço oferecido 3