MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta última quinta-feira (14), novas medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e o consequente aumento do número de casos da covid-19 no estado. Entre as restrições está a proibição da circulação de pessoas nas ruas de todo o Amazonas, das 19h às 6h e a redução na circulação dos ônibus municipais de Manaus. Além disso, fica proibido a circulação de ônibus intermunicipais e interestaduais. A Polícia acabou barrando um ônibus da Viação Eucatur que saia de Manaus para Boa Vista.
O governo estadual também já começou a transferir pacientes diagnosticados com a covid-19 para hospitais de outras seis unidades da federação (Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte) e recorreu à Justiça para que a empresa White Martins seja obrigada a fornecer todo o oxigênio hospitalar de que a rede pública de saúde do estado precisar.
“Estamos decretando o fechamento das atividades de circulação de pessoas entre 19h e 6h da manhã, exceto de atividades e transporte de produtos essenciais à vida”, informou o governador nas redes sociais.
Lima explicou que o toque de recolher não atinge quem trabalha em atividades estratégicas e essenciais, como saúde e segurança pública, nem profissionais de imprensa. Farmácias também poderão atender os clientes, mas apenas por meio de entrega em domicílio.
A medida será detalhada em um decreto a ser publicado no Diário Oficial do estado. O decreto também proibirá o transporte coletivo de passageiros por estradas ou barcos.
Quanto à remoção de pacientes para outras unidades da federação, Lima garantiu que, além do traslado, o governo estadual vai oferecer apoio psicossocial para atender aos doentes e a seus parentes. “Estamos montando um grupo de apoio para esses pacientes e familiares que irão ser deslocados para os outros estados”, disse o governador.
“Também já entramos com uma ação na Justiça contra a empresa [White Martins] para garantir que ela abasteça [com oxigênio medicinal] em quantidade suficiente a rede hospitalar para atender nossos irmãos acometidos da covid-19”, acrescentou Lima, que disse que tem conversado com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, sobre os riscos do desabastecimento do produto.
Apenas 25% da frota de ônibus em Manaus irá circular entre 19h e 6h, diz prefeitura
A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta quinta (14), que apenas 25% da frota de ônibus da capital irá circular entre 19h e 6h da manhã. A medida será adotada por conta do toque de recolher, de 10 dias, a partir desta quinta (14), determinado pelo governo estadual.
Segundo o governador Wilson Lima, apenas atividades essenciais para a vida poderão funcionar entre 19h e 6h. Manaus sofre com colapso no sistema de saúde por conta de aumento de recorde de internados com Covid e falta de oxigênio nos hospitais.
Até esta quarta (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas no Amazonas, e mais de 5,8 mil morreram com Covid.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, entre 06h01 e 18h59, o funcionamento dos ônibus continua com a redução adotada anteriormente, ou seja, 80% do total da frota circulando (atualmente, 831 veículos).
Rio: Wilson Witzel prorroga as medidas de isolamento no estado até o dia 31 de maio RIO - O governador Wilson Witzel determinou, nesta segunda-feira (11), ao secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, que a PM auxilie as prefeituras que decidirem decretar o lockdown. Policiais militares e agentes da Operação Segurança Presente poderão ser acionados para apoiar ações de bloqueio nas vias desses municípios. Decreto…
Nordeste registra aumento do Covid-19 e migração de passageiros de ônibus pode estar contribuindo JOÃO PESSOA, RECIFE, FORTALEZA E SALVADOR - O número de casos confirmados da Covid-19, segue crescendo em várias cidades da região nordeste. Em meio a pandemia do novo coronavírus, prefeitos e governadores passam tentar conter a migração de pessoas pelo transporte coletivo seja interestadual ou intermunicipal. Na Bahia, Piauí, Maranhão…
Governo do Paraná suspende atividades não essenciais em sete regiões. Veja o que muda nas cidades CURITIBA - O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (30), através de uma entrevista coletiva, uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus no Paraná. As ações constam do decreto 4.942/2020 e passam a valer nesta quarta-feira (1/07). Ainda segundo o decreto, o…