RS: Caxias do Sul sinaliza para licitação do transporte coletivo nos próximos dias

CAXIAS DO SUL – O Governo Municipal de Caxias do Sul, deve disponibilizar nos próximos dias, o edital em que estarão os requisitos para que uma nova empresa assuma o transporte coletivo de passageiros nos próximos anos. O reajuste final segue sendo feito pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Acredita-se que até a próxima sexta-feira (15), a prefeitura disponibilize o documento com os critérios. A licitação deve ser de ao menos 15 anos.

A operação que atualmente conta com apenas uma empresa ou um consórcio que atende todo o município, deve seguir no edital. Em um procedo de licitação criada na gestão do prefeito Daniel Guerra, chegou dividir o município em suas áreas operacionais, e que seria operada por empresas diferentes, porém, a licitação do transporte acabou sendo cancelada, e a tendência de dividir a cidade com mais de uma empresa operando na região, acabou sendo descartada.

O cancelamento do edital, acabou levando a administração municipal, prorrogar o contrato com a Viação Santa Tereza – Visate, por mais 12 meses. Ou seja, até o próximo mês de maio, a empresa de ônibus segue atendendo o transporte municipais de passageiros.

O novo edital deve determinar que a empresa vencedora do processo de licitação, tenha garagem própria em Caxias do Sul e com cerca de 280 coletivos, para início imediado da operação municipal. Os ônibus, deverão ter inclusive uma idade de até seis anos.

A gratuidade nos ônibus de Caxias do Sul, seguem liberada para idosos de 60 aos 65 anos, desde que os mesmo sejam cadastrado no Cadastro Único, programa do governo federal, que indica a baixa renda. Essa ação, ainda segue em análise pela noa gestão municipal.

Nova contratação

A nova licitação do transporte municipal de passageiros de Caxias do Sul, só terá uma empresa vencedora ou mesmo um consórcio vencedor, e poderá explorar o transporte na cidade por 15 anos, podendo ser prorrogado por outros 10 anos.

Linhas de ônibus

A empresa ou consórcio vencedor assumirá todas as linhas existentes atualmente na cidade, inclusive o transporte intramunicipal, que atende os distritos.

Acessibilidade

Toda a frota deverá ter rampas para o acesso de cadeirantes. Além disso, ao longo da concessão, os ônibus deverão receber avisos sonoros para indicar as próximas paradas.

Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul

This post was last modified on 11 de janeiro de 2021 12:57

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

4 dias ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

4 dias ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

4 dias ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

4 dias ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

4 dias ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

4 dias ago