Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus

29 de dezembro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – De acordo com a secretária Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Elisabete França, apesar do aumento do subsídio ao transporte e a seguida queda de passageiros circulando nos coletivos municipais, o governo de Bruno Covas – PSDB, não planeja aumentar a tarifa dos ônibus até janeiro de 2021. A informação foi dada durante uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, realizada nesta terça-feira (29).

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus 1

O último reajuste na tarifa dos ônibus municipais, ocorreu em janeiro deste ano, quando a tarifa de ônibus subiu de R$ 4,30 para R$ 4,40. A expectativa era de que logo no início de janeiro, o valor da tarifa de ônibus sofresse um aumento, o que foi descartado momentaneamente.

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus 2

Covas e Doria suspendem gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos

Com a chegada de um novo ano, o governador de São Paulo João Doria – PSDB, e o prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas – PSDB, através de uma ação conjunta, retiraram o direito de idosos de 60 a 65 anos, de circular de forma gratuita nos ônibus municipais e metropolitanos, assim como no trem e no metrô da capital.

A medida chama atenção de parte da sociedade na capital e em demais cidades do estado, já que a mudança deve ocorrer a partir do primeiro dia do ano de 2021, atingindo os ônibus municipais, intermunicipais, metrô e trens. O transporte gratuito, segue apenas para idosos acima de 65 anos.

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus 3

O governo do Estado de São Paulo editou nesta quarta-feira (23), um decreto no Diário Oficial, que suspendeu a regulamentação da lei estadual que permitia o acesso gratuito ao transporte pelos idosos entre 60 a 65 anos.

A Prefeitura de São Paulo conseguiu junto a Câmara Municipal, a aprovação do projeto de leit que retira o benefício de transporte gratuito para idosos entre 60 a 65 anos, nesta última terça-feira (22).

O Estatuto do Idoso, prevê por meio de lei federal, idosos acima de 65 têm isenção nas passagens. Em 2013, o limite havia baixado para 60 anos, durante a gestão Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). 

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus 4

O Governo do Estado de São Paulo emitiu nota em conjunto com a prefeitura de São Paulo sobre o assunto.

“A mudança na gratuidade acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária, que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres”, diz o texto.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo informa que não há previsão para reajuste na tarifa dos ônibus 5