PA: Licitação do transporte de Santarém só vai ocorrer após audiências públicas

SANTARÉM – A Prefeitura de Santarém, município localizado no Oeste do Pará, informou que a licitação do transporte público municipal, deverá ocorrer apenas depois de a realização de audiência públicas na cidade, afim de os moradores possam se manifestar sobre o assunto.

O prefeito Nélio Aguiar – DEM, informou em entrevista à TV Tapajós, que a administração municipal tentou realizar a licitação do serviço, porém, a empresa que venceu a licitação, acabou não conseguindo atender o contrato, e recorreu à Justiça, onde acabou tendo um prazo maior, mas novamente, não conseguiu adquirir nenhum coletivo novo, sendo necessário ter 110 ônibus para atender as rotas da licitação.

“Nós cumprimos tudo o que foi determinado pela Justiça. Infelizmente a empresa vencedora da licitação não cumpriu a parte dela e o município terá que fazer uma nova licitação. Nós vamos ouvir a população, para só então lançar um novo processo licitatório”, disse o prefeito.

O Conselho Municipal de Transporte – CMT, informou que para que o processo licitatório seja transparente, os moradores precisam ser ouvidos.

“Os usuários são os maiores interessados na melhoria do serviço de transporte público. Nada mais justo que eles sejam ouvidos. Não se pode diminuir rotas se a cidade cresceu e mais bairros surgiram. audiências públicas são indispensáveis antes da realização de uma nova licitação”, disse a vice-presidente do CMT, Marta Zoraivia.

A empresa de ônibus Viação Monte Cristo, também conhecida como empresa Resende & Batista, venceu a licitação em Santarém, que foi lançado em 2018, porém, o primeiro prazo para que a empresa pudesse operar o sistema na cidade, se encerrou em julho de 2019.

De acordo com a Prefeitura de Santarém, a mesma acabou sendo multada, porém, recorreu à Justiça. Nesse processo, foi feito um acordo com o Ministério Público do Pará, onde na época a empresa de ônibus se comprometeu aquirir 110 ônibus elétrico provenientes da China, que deveria iniciar a operação na cidade em fevereiro deste ano, prazo esse, não cumprido novamente.

As empresas que operam no serviço de transporte público em Santarém têm autorizações precárias, e o município não pode mais autorizar novas linhas. A única exceção autorizada pela Justiça foi uma linha para atender os moradores da ocupação Bela Vista do Juá.

Com informações da Prefeitura de Santarém e TV Tapajós

Confira as notícias sobre Santarém

This post was last modified on 8 de dezembro de 2020 10:51

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

5 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

5 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

5 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

5 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

1 semana ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

1 semana ago