Últimas:
Prefeitura de Teresina reúne representantes do transporte para participação em projeto

TERESINA – A prefeitura de Teresina reuniu na manhã desta quinta-feira (3) representantes do sistema de transporte público da cidade e também dos usuários para incluí-los no desenvolvimento do projeto Observatório do Transporte de Teresina. O projeto é financiado pelo Euroclima +, programa financiado pela União Européia que visa diminuir os impactos da mudança climática na América Latina, e tem como objetivo aproximar a sociedade dos processos de gestão no transporte público bem como participar ativamente na elaboração de soluções para ele.

Estiveram presentes na reunião, realizada de forma online, representantes dos consórcios de empresas que operam o sistema da Prefeitura de Teresina e também dos usuários do transporte. A participação dessas organizações no projeto é fundamental uma vez que mostram os diferentes contextos do sistema de transporte de Teresina, quais são os problemas e de que formas elas podem atuar na elaboração de soluções. O objetivo da reunião foi o esclarecimento de dúvidas, para que estes atores entendam como podem contribuir para a realização do projeto.

“É importante que eles participem para que se possa de fato ter uma solução aplicável e efetiva”, ressaltou Cínthia Bartz, Coordenadora da Agenda 2030. “É um projeto com uma proposta inovadora aos moldes que Teresina possui, e o conceito de inovação aberta, por se tratar de uma troca de ideias e teorias e como aplica-las, será um verdadeiro fator de alavancagem para o objetivo proposto” completa Jean Sousa, representante da Consórcio Poty.

A etapa de inovação aberta a que Jean se refere tem como finalidade engajar diferentes pessoas e organizações, como profissionais das áreas de urbanismo, tecnologia ou gestão de trânsito, que possam trazer ideias e conhecimentos para a elaboração de soluções para o transporte público.

O Projeto de Inovação Aberta é dividido em cinco etapas: preparação, realização de dois workshops, seleção de projetos e desenvolvimento de protótipos. Previstas para o início de 2021, as etapas vão contar com a formação de equipes que serão compostas por pessoas diversas da sociedade civil através da inscrição por formulário no site do Observatório, que será lançado em dezembro.  “Fazer a interação entre toda a cadeia de personagens envolvidos no sistema de transporte coletivo urbano teresinense já é um grande avanço” diz Jean Sousa.

Os esforços que serão realizados pretendem aumentar a confiança e a relação dos usuários com o transporte público de Teresina. “Espero que a sociedade tenha mais confiança no serviço ao obter conforto, comodidade e entendimento do transporte coletivo” afirma Jean Sousa.

Com informações da Prefeitura de Teresina

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: