SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus

23 de novembro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – Seguindo uma tendência mundial de modernização com novas tecnologias, os usuários do transporte coletivo ganham mais uma forma de pagamento que facilitará a mobilidade urbana. A partir de agora, Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a lançar a “Carteira Digital”, uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular e que proporciona uma experiência de pagamento 100% digital.

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus 1
Foto: BRT Sorocaba – Divulgação

A Carteira Digital é um recurso do aplicativo Cittamobi e pode ser utilizada sem a dependência de cartões de transporte e compra de créditos e recargas. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular.

Com saldo disponível, ele poderá usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro.

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus 2
Foto: BRT Sorocaba – Divulgação

Segundo Paulo Fraga, CEO da Cittamobi, essa é uma solução inovadora que digitaliza a relação do passageiro com o transporte público. A experiência do usuário dentro do sistema de transporte é monitorada de ponta a ponta, por meio de informações que são avaliadas, processadas e armazenadas em uma base de dados em nuvem.

“A modernização é uma tendência global em diversos setores e no transporte não é diferente. Acreditamos que de forma gradativa a população começará a aderir a carteira digital.  Sabemos que toda novidade tem um período de adaptação, mas, temos a certeza que essa é uma solução que veio para ficar. Para quem utiliza o sistema BRT, conseguirá acessar nos veículos, estações e no terminal Vitória Régia de forma prática e rápida. Celular na mão e pronto, o embarque será imediato”, explica Fraga.

Na prática, o passageiro deve embarcar no ônibus, abrir o aplicativo Cittamobi, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível no veículo, autorizar a compra e a catraca será liberada para entrada.

Fraga destaca ainda que, a carteira digital também será lançada em outras cidades, entre elas, Diadema e Recife. “O passageiro fará seus deslocamentos sem se preocupar. Da mesma forma que se utiliza em Sorocaba, conseguirá ser acessada em todas as cidades com a cobertura Cittamobi, quando o sistema estiver disponível. Prevemos a expansão deste recurso para mais 5 municípios ainda em 2020. Com a carteira digital foi possível digitalizar o dinheiro de modo seguro, o que facilita para a experiência do passageiro na mobilidade urbana. O valor da passagem sai direto do passageiro para empresa operadora”

É importante esclarecer também que a chegada da carteira digital é uma nova realidade, mas, as opções de bilhetagem já existentes em Sorocaba serão mantidas. Desta maneira, o passageiro terá a liberdade de escolher qual é a opção de sua preferência para usar nos ônibus.

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus 3
Foto: BRT Sorocaba – Divulgação

Carteira Digital Cittamobi

Por ser digital, a atualização e customização de informações para o passageiro é mais ágil e precisa. Situações como cadastramento e consulta às regras tarifárias como integração, bilhete único, estudante, descontos, isenções e outros são rapidamente acessadas.

Onde utilizar em Sorocaba

O passageiro que já utiliza o sistema BRT terá acesso a essa funcionalidade ao embarcar nos 43 veículos que estão circulando na cidade, nas 12 estações ao longo da Avenida Itavuvu e no Terminal Vitória Régia.

Ao final das obras de implantação do BRT, as demais estações e novos terminais também integrarão a capilaridade de cobertura da carteira digital. No total, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada para embarque, permitindo ainda a conexão com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus 4

Passo à passo: como instalar a Carteira Digital

1.       Baixe o aplicativo no Play Store (estará disponível em breve da Apple Store).
2.       Realize o cadastro do usuário informando seus dados.
3.       Localize o ícone de Carteira Digital.
4.       Clique em “Opção 1” para “Adicionar saldo através de geração de boleto”.
5.       Aparecerá a informação de “Boleto gerado para pagamento”.
6.       Clique em “Opção 2” para “Adicionar cartão de crédito para pagamento”.
7.       Carteira criada e com saldo, clique em “Comprar passagem – pagar com Cittamobi”.
8.       Compra de passagem “Pague por aproximação”.
9.       Escolher forma de pagamento.
10.      Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.
11.      Pronto, catraca liberada para o embarque.

Com informações do BRT Sorocaba

SP: Sorocaba disponibiliza o uso de carteira digital da Cittamobi para pagamento em ônibus 5