MS: Ônibus da Saúde da Cassems completa 9 anos levando exames preventivos ao câncer para todo o estado

MS: Ônibus da Saúde da Cassems completa 9 anos levando exames preventivos ao câncer para todo o estado

24 de outubro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CAMPO GRANDE – Em 24 de outubro de 2011, o que viria a se tornar o motivo de grande orgulho dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul dava seus primeiros passos e, hoje, 8 anos mais tarde, o “Ônibus da Saúde” da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul -Cassems é referência de unidade móvel de prevenção em saúde em todo o país. A iniciativa foi construída à partir da constatação do alto número de mulheres em atraso com seus exames preventivos e, hoje, é um dos patrimônios do servidor público de Mato Grosso do Sul. Apenas no ano de 2019, o ônibus visitou 15 municípios e 4 órgãos públicos da capital, onde foram realizadas 490 coletas de exames preventivos e 478 exames de mamografia, com 968 atendimentos.

O “Ônibus da Saúde” foi lançado com o objetivo de percorrer todo o estado de Mato Grosso do Sul levando atendimento oncológico digno e eficaz para as comunidades que não têm estrutura adequada para esse tipo de tratamento. O ônibus é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. Em nove anos de funcionamento, o programa de prevenção ao câncer já passou pela maioria dos municípios do Estado e contabiliza cerca de 96 mil atendimentos.

A assessora da Cassems no interior, Sonilza de Souza Lima, explica que o “Ônibus da Saúde” surgiu para  cumprir uma demanda dos beneficiários. “Esse projeto da ida do ônibus nos  municípios é muito importante, para que as beneficiárias não precisassem sair das suas cidades e ir até outro município para realizar os seus exames preventivos. A Cassems vai até os usuários do plano de saúde, torna o atendimento mais acessível e, ainda, mantém a qualidade”.

O “Ônibus da Saúde” abraça, ainda, a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Durante o mês, as ações de prevenção à patologia são intensificadas e o ônibus é levado para o local de trabalho das servidoras públicas, com o objetivo de facilitar o acesso dessas beneficiárias.

Com informações da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – Cassems