Salvador: Prefeitura afirma que frota de ônibus deve ser retomada 100% nos horários de pico

Salvador: Prefeitura afirma que frota de ônibus deve ser retomada 100% nos horários de pico

22 de outubro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – Em uma entrevista concedida à imprensa, o prefeito de Salvador, ACM Neto, informou na manhã desta quinta-feira (22), que toda a frota de Ônibus urbano municipal, deve ser disponibilizada nos horários de pico. O político não deu uma data para essa retomada, mas disse que está alinhado com as empresas de ônibus e o Ministério Público da Bahia – MP/BA, para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC.

O Ministério Público da Bahia, já havia feito a recomendação ao governo municipal, para a retomada da circulação de 100% da frota de ônibus. Atualmente, apenas 80% dos ônibus circulam em Salvador. Na época que o MP/BA recomendou a retomada dos ônibus, o prefeito disse que era inviável financeiramente manter toda a frota de ônibus circulando na cidade.

Nesta manhã de quinta-feira, ACM Neto deixou bem claro, que 100% da frota irá circular apenas nos horários de picos.

“Nós pretendemos já agora, independente da volta da educação, 100% da frota no horário de pico nas estações. Esse é o acordo que está sendo construído com as empresas, estamos fechando. O Ministério Público está acompanhando, é o TAC que estamos acertando. Existem valores definidos, estamos apenas aí na formalização. Eu não abro mão da renovação da frota, o acordo pressupõe a garantia, por parte dos concessionários, de ônibus novos e com ar-condicionado na cidade e segundo, enquanto eu for prefeito não há aumento de tarifa”, disse Neto.

O prefeito disse que além da liberação do transporte de forma integral, mesmo apenas em horários de pico, a prefeitura segue estudando a reabertura das praias aos sábados. Atualmente elas só estão disponíveis ao público de segunda a sexta-feira.

“Até agora a retomada foi tranquila, estamos vendo um funcionamento adequado nas praias, não há, portanto, a ser feito, apenas questões pontuais que estão sendo ajustadas, antecipo que amanhã não teremos anúncio de novas medidas, exatamente porque novos passos que precisam ser dados são mais largos e para que eles sejam dados, nós estamos analisando os números com maior cautela ainda. Estamos próximos de apresentar uma perspectiva. As que foram anunciadas estão valendo, aí quem sabe na outra sexta ela avança. Aos sábados a gente já quer ter essas perspectivas, vamos esperar mais um pouco, pq tudo que está sendo feito até agora tem mostrado bom resultado. Agindo sempre com cautela”, disse o prefeito.

Com informações da Prefeitura de Salvador e Rede Bahia