
DF: Rodoviários da Auto Viação Marechal realizam nova paralisação
21 de outubro de 2020BRASÍLIA – Os funcionários da Auto Viação Marechal, realizam desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (21), uma nova paralisação atingindo diversas regiões, com seus 464 coletivos parados, no Distrito Federal. Essa foi a terceira paralisação dos funcionários, como podemos ver aqui.

A empresa de ônibus informa que o Governo do Distrito Federal atrasou um repasse, que deveria ter sido feito a Auto Viação Marechal Brasília, nesta terça-feira (20). “O recurso deve sair somente nesta quarta (21), quando as operações já encontram-se paralisadas. A empresa aguarda esse recurso para quitar o adiantamento dos salários”.
Paralisação atinge seis regiões
- Taguatinga
- Ceilândia
- Águas Claras
- Estrutural
- Vicente Pires
- Guará.

A empresa de ônibus disse ainda que segue tentando quitar o adiantamento do salário e a cesta básica dos funcionários.
“O Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, mais uma vez, se mostrou insensível a esses tempos difíceis de pandemia e resolveu paralisar as operações”, criticou a empresa de ônibus.
“Mesmo diante de toda dificuldade, a empresa tem se esforçado para não prejudicar seu maior patrimônio que é o corpo de funcionários.”
“No último dia 6, os salários e horas extras foram pagos após a empresa recorrer a um empréstimo. Desde a semana passada a Marechal busca um novo empréstimo, mas o banco ainda não finalizou o processo”, diz nota da empresa.

A crise financeira, que foi provocada pela pandemia da Covid-19, acabou reduzindo o número de passageiros transportados em cerca de 60%. A Auto Viação Marechal informou que mesmo assim, a operação foi feita com 100% da frota durante todo o período.
Em 15 de outubro, o GDF reajustou a tarifa técnica das empresas de ônibus, do transporte público da capital. A mudança foi anunciada no Diário Oficial do DF de quinta-feira (15), e significa que o valor que o governo paga para essas empresas irá aumentar em R$ 220 milhões por ano.
O Palácio do Buriti, ainda não se manifestou sobre o assunto, até a publicação desta reportagem.
Com informações da Auto Viação Marechal, Band News e SBT
