RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro

2 de outubro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

DUQUE DE CAXIAS – A fábrica de ônibus urbanos da Marcopolo localizada no Distrito de Xerém, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, será fechada até o final deste mês de outubro, como informou a Agência Reuters.

Os profissionais estão sendo transferidos para a unidade de São Mateus. Na informação repassada aos investidores,  a Marcopolo confirma que a concentração das operações brasileiras em um número menor de fábricas vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência. 

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro 1

A decisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (2), em uma reunião do Conselho de Administração. O fechamento da unidade será no próximo dia 30 de outubro.

Segundo a ata da reunião, o objetivo é concentrar a produção em um número menor de plantas, a fim de reduzir custos e melhorar a eficiência. A companhia informa, ainda, que as demais unidades estão em condições de absorver a produção da Ciferal.

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro 2

A Marcopolo ainda não informou o número de funcionários da unidade. Acredita-se que toda força de trabalho acaba ficando desempregada. A unidade da Baixada Fluminense, foi criada em 1955 pela Ciferal, empresa que foi absorvida pela Marcopolo e produz até o momento dois modelos de ônibus e um tipo de ônibus BRT.

“As melhorias operacionais alcançadas nos últimos anos permitirão que as plantas remanescentes tenham capacidade suficiente para absorverem a recuperação de volumes à medida que os mercados se regularizarem, em um cenário pós-pandemia”, afirmou a empresa no comunicado.

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro 3

A Marcopolo seguirá com suas duas unidades no Rio Grande do Sul e outra unidade no estado do Espírito Santo.

Por conta da pandemia que atingiu fortemente o transporte de passageiros, obrigando a fabricante diminuir pela metade da sua capacidade de produção entre o mês de março e meados de junho.

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro 4
Foto: Reprodução de Internet

Mercado de ônibus novos segue com poucas vendas

Até o final do mês de agosto, as vendas de ônibus novos no país teve uma queda de 34%, chegando a 11,5 mil unidades, como mostra os dados divulgados pela associação de concessionários de veículos, Fenabrave.

Com informações da Agência Reuters, Money Time e Fenabrave

RJ: Fábrica da Marcopolo em Xerém será fechada ainda neste mês de outubro 5