Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários

1 de outubro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – A empresa Expressul – Londpart S.A Transportes Urbanos que é responsável pelo transporte de passageiros em linhas municipais na cidade de Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, informou que não voltará a operação do município e que demitiu os 90 funcionários. A empresa afirma que se a prefeitura não pagar o subsídio mensal, deixará a operação na cidade.

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários 1

O contrato entre a empresa de ônibus e o governo municipal que iria até o ano de 2027, ao que tudo indica, deve ser encerrado em breve. No último mês de maio, a Expressul, encaminhou a prefeitura e ao Ministério Público de Santa Catarina, um comunicado informando que não tinha como retomar a operação sem uma ajuda financeira da prefeitura.

Ao longo do período, com a intensificação das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus e sem nenhum entendimento entre a empresa de ônibus e o governo municipal, os 90 funcionários acabaram sendo demitidos. As rescisões terminaram neste último mês de agosto.

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários 2

Fim da operação

A empresa já notificou o município que não retornará ao serviço. A Expressul solicitou então a rescisão contratual, já que não tem condições financeiras de seguir mantendo a operação dos ônibus na cidade, e o contrato está em vias de ser encerrado. A discussão é se o contrato será terminado de forma amigável ou judicializada.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, informou através da procuradoria da cidade, que o pedido de subsídio para a empresa de ônibus acabou negado devido não ter funamento legal para que fosse feito um repasse de valores a empresa.

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários 3

Município ficará sem transporte de passageiros

Para o diretor Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito – BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes, não há uma data para que a cidade possa ter uma nova empresa de ônibus operando o transporte de passageiros.

“Temos trâmites para caso essa rescisão saia e não deixar o município sem transporte. Estudamos uma contratação emergencial, no que a lei permitir, e o lançamento da licitação para uma nova concessão, através de um projeto chamado BC Buss, que já foi apresentado como novo modelo de transporte municipal”, explica Ricieri Ribas Moraes.

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários 4

Créditos de passagens não foram devolvidos

O advogado que representa a empresa de ônibus, Juliano Mandelli, informou ao jornal Diarinho que sobre a devolução do crédito das passagens, dos usuários que utilizavam o cartão da Expressul, deverão ser bancados pela nova empresa que assumir a operação municipal.

“Caso o contrato seja encerrado, a operadora dos cartões devolverá aos passageiros”, informou. Juliano não soube informar o nome da operadora do sistema e nem os valores retidos.

A Prefeitura de Balneário Camboriú ainda não se manifestou sobre como ficará a devolução dos créditos que ficaram retidos aos passageiros.

Com informações da Prefeitura de Balneário Camboriú e Jornal Diarinho

Balneário Camboriú: Expressul deixa de operar na cidade e demite todos os funcionários 5