Teresina: Ônibus seguem lotados ao longo da pandemia da Covid-19

Teresina: Ônibus seguem lotados ao longo da pandemia da Covid-19

14 de agosto de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

TERESINA – Um vídeo que foi gravado por passageiros do transporte coletivo de Teresina, denunciar a superlotação que os moradores da cidade enfrenta ao tentar se deslocar entre os diversos bairros. De acordo com os moradores, a cena foi registrada em um coletivo que fazia a linha para o bairro Jardim Europa, na Zona Sudeste da capital, mais que em outras linhas, a cena é recorrente.

Foto: Reprodução de Grupos de Whatsapp

O transporte coletivo voltou operar na cidade nesta terça-feira (11), após os rodoviários anunciarem a paralisação que durou 85 dias. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans informou que a frota passará por uma adequação, conforme a demanda de passageiros em cada região.

No vídeo que segue circulando nas redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativo, é possível ver os passageiros aglomerados, aumentando com isso, os riscos de proliferação do novo coronavírus.

Mesmo utilizando máscaras de proteção, ao longo das viagens, os passageiros, não conseguem manter o distanciamento social.

No mês de abril, a prefeitura de Teresina informou que os ônibus da cidades, estavam entre os principais locaia de contaminação da Covid-19, como mostramos aqui.

Posicionamento do governo municipal

A Superintendência Municipal de Transportes e TrânsitoStrans, por meio de sua Gerência de Planejamento, informa que vem trabalhado na readequação da frota para definição de linhas e novos horários durante a nova etapa de retomada do transporte público. Serão levadas em consideração as principais solicitações dos usuários em todo o processo de reorganização.

A frota será adequada conforme a demanda de passageiros, que pode aumentar gradativamente durante as etapas de reabertura dos setores econômicos. Todo esse processo vem sendo monitorado pelo sistema de bilhetagem eletrônica.

Teresina registra 289 novos casos de Covid-19 e seis óbitos

Teresina registrou 289 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (13), além de seis mortes. É o que revela o boletim do Painel Epidemiológico elaborado diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desde o início da pandemia até agora, a capital registrou um total de 21.218 casos e 817 mortes em decorrência da doença.

Os novos óbitos notificados ocorreram nos dias 11, 12 e 13 de agosto. Foram cinco homens e uma mulher, com idades entre 67 e 84 anos. Apenas uma pessoa não tinha comorbidade. As demais tinham doenças como obesidade, diabetes, neoplasia, doença renal, doença cardíaca e hipertensão arterial.

O distanciamento social é uma das principais formas de prevenção ao novo Coronavírus. Por recomendação do Centro de Operações de Emergência (COE), a Prefeitura de Teresina determinou a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dois finais de semana. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13) com o prefeito Firmino Filho, os integrantes do Comitê destacaram que seria mais prudente manter as restrições considerando que foi registrado um crescimento de 11,8% nos atendimentos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas duas semanas.

Com informações da Prefeitura de Teresina e TV Clube