BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações

BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações

14 de agosto de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A manhã desta sexta-feira (14), começou com ônibus lotados, filas e aglomerações nos ônibus do Consórcio BRT Rio. Em meio a pandemia do novo coronavírus, quando autoridades de saúde recomendam o distanciamento social, como forma de evitar a proliferação da Covid-19, as cenas divulgadas em redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativo, mostra o descaso do transporte coletivo do município do Rio.

BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações 1
BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações 2

O Consórcio BRT Rio ainda não se manifestaram sobre as reclamações dos passageiros até a publicação desta reportagem.

Prefeitura se manifesta sobre as reclamações

A Secretaria Municipal de Transportes informou que está atenta às falhas cometidas pelos operadores e tem aplicado à risca o instrumento previsto em contrato. Desde o início da pandemia, a SMTR reforçou suas ações, com equipes de 70 fiscais atuando diariamente nas estações e terminais do BRT de maior movimento (Alvorada, Madureira, Santa Cruz, Mato Alto e Pingo D´água), garagens e em outros pontos estratégicos da cidade para inspecionar o cumprimento dos protocolos sanitários e demais obrigações dos consórcios, além de orientar os passageiros sobre as regras sanitárias no transporte público. É fundamental que os operadores cumpram as determinações da Prefeitura quanto à contenção do coronavírus – que incluem o reforço da frota efetiva e a disponibilização de marcações no piso do coletivo – já que visam preservar a saúde dos passageiros e dos próprios motoristas e funcionários das empresas de ônibus. Durante a pandemia, mais de 4.300 multas foram registradas por diferentes irregularidades, como lotação indevida, intervalo entre os ônibus acima do determinado e má conservação da frota.  

É importante destacar que diversas providências vêm sendo implementadas no âmbito da secretaria. Inclusive, por determinação do prefeito Marcelo Crivella, a SMTR criou um Comitê Executivo para readequar e melhorar o fluxo de linhas de ônibus na cidade, em caráter emergencial, tendo em vista as graves consequências geradas pela pandemia do novo coronavírus na mobilidade urbana. 

BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações 3

Problemas com os ônibus do BRT Rio? Denuncie a Prefeitura do Rio

A Comunicação será feita apenas por mensagens, não por ligações. O serviço estará disponível nos dias úteis, entre 9h e 18h. O número do Whatsapp é (21) 98909-3717. Vale informar que para agilizar o processo, se faz necessário anotar o número do ônibus que venha apresentar problemas.

Confira as notícias do BRT Rio

Com informações da Band News FM e Redes Sociais

BRT Rio segue com ônibus lotados durante a pandemia e vira alvo de reclamações 4