Aparecida registra movimento intenso de fiéis no Santuário Nacional neste fim de semana

Aparecida registra movimento intenso de fiéis no Santuário Nacional neste fim de semana

3 de agosto de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

APARECIDA – O fim de semana foi agitado no município de Aparecida, na região do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, quando neste domingo (2), foi celebrado uma missa no Santuário nacional com a presença de centenas de pessoas, no primeiro fim de semana da retomada das celebrações com a presença de devotos.

Há quatro meses, a Basílica de Aparecida não recebia fiéis nas celebrações de missas, por conta das restrições impostas pelo Governo do Estado de São Paulo e também pela Prefeitura de Aparecida, que determinaram que as celebrações no Santuário Nacional de Aparecida, fossem feitas exclusivamente pela internet, transmitidas através das redes sociais.

Segundo nota do santuário, a retomada das atividades presenciais é baseada nas normas e nos protocolos sanitários do governo do Estado de São Paulo e nas orientações litúrgico-pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A celebração contou com a presença de pessoas de várias cidades, muitas vieram de carro, outras de ônibus, desembarcando na Rodoviária da Cidade, já que ainda não possível a entrada de ônibus de romarias na cidade, em determinação ao decreto municipal.

Imagem de ônibus de turismo antes da Pandemia da Covid-19

De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, a celebração foi realizada em local aberto ao ar livre, com orientação para que os devotos mantivessem o distanciamento entre eles, já que havia a demarcação no solo, como forma de se evitar a proliferação do novo coronavírus. Muitos seguiam a regra e estavam utilizando máscaras de proteção, porém, o pátio de basílica seguia vazio sem os tradicionais ônibus.

Acredita-se que até o dia 14 de agosto, a Prefeitura de Aparecida divulgue um parecer se irá liberar a entrada de ônibus de turismo com romeiros, ou se continuará seguindo com a restrição dos veículos com lotação acima de 8 lugares.

Rodoviária de Aparecida segue funcionando sem restrições

O terminal rodoviário de Aparecida segue com embarque e desembarque normalmente de passageiros nas linhas intermunicipais e interestaduais, ligando o município de Aparecida até as cidades de São José dos Campos, São Paulo, Lorena e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, assim como Volta Redonda e Rio de Janeiro, assim como Juiz de Fora e Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Linhas em operação em aparecida

Aparecida x Rio – Viação Sampaio
Aparecida x Volta Redonda – Viação Sampaio
Aparecida x Belo Horizonte – Viação Util
Aparecida x Juiz de Fora – Viação Util
Aparecida x Brasília – Gontijo
Aparecida x Curitiba – Viação Nossa Senhora da Penha
Aparecida x São Paulo – Viação Cometa e Pássaro Marron
Aparecida x São José do Rio Preto – Expresso Itamarati
Aparecida x Sorocaba – Viação Catarinense
Aparecida x Foz do Iguaçu – Viação Catarinense

Com informações do Santuário Nacional de Aparecida, Prefeitura de Aparecida e Rádio Aparecida