Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana

1 de agosto de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, informou que a Secretaria Municipal de Transportes – SMTR, registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus, durante as ações desta semana, que resultaram na mesma quantidade de multas aos operadores.

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana 1
Foto: Prefeitura do Rio – Divulgação

Os fiscais atuaram em diversos pontos da cidade, como terminais e estações do BRT de maior movimento, além de pontos de linhas regulares e garagem de ônibus. Equipes também inspecionaram linhas que receberam reclamações acerca de inoperância e intervalos acima do permitido entre os coletivos.

Somente ao BRT, foram registradas 113 multas nas fiscalizações nos terminais da Alvorada e Santa Cruz, e nas estações Mato Alto, Pingo D´água e Madureira, principalmente por lotação indevida e intervalo irregular. Outras 45 autuações foram destinadas a linhas de ônibus convencionais por má conservação, circulação com número inferior de veículos e inoperância.

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana 2

“A participação da população é de suma importância neste processo, já que as inconformidades registradas são tratadas pontualmente, direcionando as ações de fiscalização para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, destacou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim, sobre o canal direto dos passageiros com a SMTR. As mensagens, com sugestões e reclamações sobre os serviços dos ônibus convencionais ou do BRT, devem ser enviadas para o Whatsapp: 98909-3717.

Entre as linhas denunciadas por redução de frota ou inoperância ao longo da semana, e que foram autuadas, estavam a 301, 350, 410, 461, 583 e 942. A secretaria seguirá monitorando rigorosamente os serviços, cobrando para que os consórcios cumpram suas obrigações contratuais e não causem prejuízo à população por deixar de operar linhas sem autorização.

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana 3

Na madrugada da última quinta-feira (30), equipes da secretaria estiveram na garagem da Paranapuan, na Ilha do Governador, para inspecionar as condições da frota. Diferentes irregularidades foram flagradas, como falta de vistoria, selo de dedetização vencido e para-brisas trincado. Na garagem, 63 multas foram aplicadas a ônibus convencionais e 16 a coletivos do sistema BRT.

“Os fiscais estão atuando incansavelmente para inspecionar se os serviços estão sendo oferecidos dentro dos padrões, além de orientar a população sobre as importantes medidas de combate à Covid-19 no transporte público. Junto a esse esforço, esperamos uma atuação responsável por parte dos operadores e conscientização da população, pois serão de grande valia para a superação da pandemia”, concluiu o subsecretário de Transportes, Allan Borges.

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana 4

Canal direto para denúncias da população

A Secretaria Municipal de Transportes disponibiliza aos cariocas um canal direto para envio de sugestões e reclamações acerca dos serviços de ônibus convencionais e do BRT. Os registros da população são muito importantes, pois direcionam a fiscalização da SMTR, gerando ações específicas com foco no problema apontado.

As informações devem ser enviadas de segunda a sexta, de 9h às 18h, por meio de mensagens para o Whatsapp: 98909-3717.

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio registrou 237 irregularidades nos serviços de ônibus durante ações nesta semana 5