Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado

31 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

VITÓRIA – A Prefeitura de Vitória, informou que a partir deste sábado (1º), os ônibus que operam linhas municipais, deixarão de aceitar o pagamento da tarifa em dinheiro, como forma de conter a proliferação do novo coronavírus, já que o papel moeda é considerado um vetor para a transmissão da doença, como já informamos aqui.

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado 1

O governo municipal, informou ainda que todos os passageiros precisarão utilizar o Cartão GV, para embarcar nos coletivos, como já ocorre com os ônibus do Sistema Transcol, que opera linhas intermunicipais na Região Metropolitana de Vitória.

Além disso, a Prefeitura de Vitória disse em nota que as empresas que operam o sistema municipal de transporte estão autorizadas a suspender os contratos de trabalho dos cobradores dos ônibus por 120 dias, assim como foi feito com os funcionários do Transcol.

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado 2

Todos os funcionários das empresas de ônibus de Vitória, serão incluídos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, a partir do qual o Governo Federal paga parte dos seus salários. Ao retornarem para o trabalho, os cobradores não poderão ser demitidos por um período de oito meses.

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado 3

Segundo o governo municipal, a nova medida possui um caráter temporário e seguirá sendo adotado enquanto durar a pandemia da Covid-19, como forma de conter a proliferação do novo coronavírus, já que o papel moeda é considerado um vetor para a transmissão da doença.

De acordo com Ana Elisa Nahas, secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana da capital, todos os passageiros que necessitam do transporte coletivo devem possuir o Cartão GV.

Essa é uma medida que a população já conhece, pois ela já foi tomada pelo sistema de transporte coletivo metropolitano. Agora, estamos complementando essa medida no sistema municipal”, disse a secretária, referindo-se aos ônibus do sistema Transcol, que desde maio deste ano não aceitam mais o dinheiro como forma de pagamento.

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado 4

Cartão GV

O Cartão GV pode ser adquirido em um dos pontos de venda da rede, que contam, inclusive, com terminais eletrônicos de autoatendimento.

Para descobrir os pontos de venda mais próximos, os passageiros devem acessar o site.

O cartão é gratuito, no entanto, ao colocar a primeira carga, o passageiro deve comprar o valor mínimo de R$ 10. A partir da segunda recarga, o valor é livre.

Com informações da Prefeitura de Vitória e Rede Gazeta

Vitória: Ônibus deixa de aceitar pagamento em dinheiro a partir deste sábado 5