Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana

24 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – O governo municipal do Rio de Janeiro, informou através da Secretaria Municipal de Transportes, que segue atuando diariamente em terminais e estações de  maior demanda do BRT, além de garagens e outros pontos estratégicos da cidade. Ao longo desta semana, 227 autuações foram registradas por descumprimento das medidas sanitárias e de obrigações contratuais.

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana 1

Durante a atuação dos agentes nos terminais do BRT da Alvorada e de Santa Cruz, e nas estações de Madureira, Mato Alto e Pingo D´Água, nos últimos sete dias, foram aplicadas 142 multas, sendo 43 por lotação e 32 por falta de marcação no piso dos ônibus. Vale lembrar que os operadores tiveram cinco dias úteis para se adaptar à determinação da Prefeitura de demarcar os corredores dos coletivos, de forma a orientar os passageiros sobre a posição para viajar em pé, mantendo o distanciamento adequado. Intervalo superior entre os ônibus e falta de informações no monitor aos usuários foram outras irregularidades flagradas.

“Estamos atentos aos serviços prestados e vamos manter a fiscalização reforçada em pontos de maior demanda de passageiros e de maior índice de reclamações. Por isso a importância da participação da população no registro de irregularidades do sistema de ônibus, para que possamos atuar pontualmente no problema”, disse o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim, ressaltando sobre o novo canal direto de passageiros com a SMTR, por meio do envio de mensagens para o Whatsapp 98909-3717.

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana 2

Fiscalização em terminais

Equipes também atuaram em diferentes terminais da cidade, como Haroldo Melodia, Américo Ayres, Shopping Nova América, Ribeira, Bananal, Campo Grande e Cascadura, para verificar os serviços de linhas regulares de ônibus. Ao todo, 57 autuações foram registradas. Destas, 26 foram por circulação com frota abaixo do determinado e três por inoperância de linhas. É importante destacar que os operadores também devem cumprir a determinação de operar com 100% da frota efetiva, se adequando ao aumento da demanda devido à retomada gradual das atividades na cidade.

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana 3
Foto: Prefeitura do Rio – Divulgação

Inspeção em garagem

Fiscais também estiveram na garagem da empresa Redentor e vistoriaram 71 veículos, sendo 31 ônibus do BRT e 40 convencionais. Dez articulados estavam sem marcações no piso; 01 ônibus convencional estava com a vistoria vencida e outros 17 não apresentavam o certificado de dedetização em dia. Ao todo, 28 multas foram aplicadas durante a inspeção.

“As ações seguirão intensificadas para verificar se os protocolos sanitários estão sendo cumpridos. O respeito às medidas é fundamental para preservar a saúde de todos, passageiros e motoristas. E, neste momento, é preciso que empresas, Poder Público e população façam seu papel e continuem a unir forças, pois só assim vamos superar esta pandemia”, concluiu o subsecretário municipal de Transportes, Allan Borges.

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana 4

Problemas com os ônibus do BRT Rio? Denuncie a Prefeitura do Rio

A Comunicação será feita apenas por mensagens, não por ligações. O serviço estará disponível nos dias úteis, entre 9h e 18h. O número do Whatsapp é (21) 98909-3717. Vale informar que para agilizar o processo, se faz necessário anotar o número do ônibus que venha apresentar problemas.

Com informações da Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio registra 227 multas por irregularidades nos ônibus nesta semana 5