PR: Umuarama intensifica sanitização em terminais e pontos de ônibus para conter a Covid-19

PR: Umuarama intensifica sanitização em terminais e pontos de ônibus para conter a Covid-19

17 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

UMUARAMA – A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, no interior do Paraná, informou que a prefeitura segue realizando sanitizações periódicas em locais públicos de grande circulação, por parte da população. Está é uma das ações preventivas à disseminação da infecção humana pelo novo coronavírus. Praticamente todos os dias as equipes têm aplicado um produto que elimina vírus e com isso reduz o risco de contágio a partir do toque em superfícies, como bancos, vidros e paredes.

Foto: Prefeitura de Umuarama – Divulgação

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem realizado sanitização em pontos de ônibus, no terminal urbano, na estação rodoviária, em praças da cidade e dos distritos, bem como nas unidades básicas de saúde, nos prédios da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde e no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, entre outros locais onde costuma haver grande concentração de pessoas em determinados horários do dia, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde sobre desinfecção de locais públicos.

A sanitização é importante para reforçar o combate à circulação do vírus, porém precisa ser combinada com as medidas individuais de prevenção, como uso da máscara, higienização constante das mãos e objetos pessoais, distanciamento em filas e ambientes públicos e o isolamento domiciliar, quando é possível.

Foto: Prefeitura de Umuarama – Divulgação

“Temos atenção especial com os postos de saúde, entrada de bancos e pontos de ônibus, entre outros locais, e recomendamos a todos os servidores que realizem a desinfecção de suas estações de trabalho diariamente”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a prevenção é o melhor caminho para vencer a pandemia. “O município tem cuidado dos locais públicos, com o envolvimento dos servidores municipais, mas a população precisa cuidar de si mesma e das suas casas, tomando as medidas necessárias para evitar a circulação do vírus. Evitem aglomerações, festas e reuniões em família. O momento é de se isolar para conseguirmos reduzir a curva de contágio e controlar a Covid-19 em nossa cidade”, recomendou.

CASOS

Com os 16 novos casos de Covid-19 confirmados em Umuarama, nesta sexta-feira – 11 mulheres, três homens e duas crianças (de dez meses e 12 anos de idade) – os casos positivos aumentaram para 461, com três pacientes hospitalizados e 317 pessoas em isolamento domiciliar, de acordo com a Secretaria de Saúde. Os recuperados agora são 133 e mais um óbito foi confirmado – de uma mulher de 85 anos –, elevando para oito o total de mortes por Covid-19 na cidade.

Uma preocupação a mais é o aumento significativo do número de casos suspeitos, que no início da semana eram 382 e nesta sexta-feira somam 698 – crescimento de 83% em cinco dias. Destes, 686 estão cumprindo isolamento e 12 pessoas estão internadas. Outros 1.042 casos suspeitos foram descartados, do total de 2.201 notificações registradas até agora.

Dos 20 leitos de UTI ofertados pelo SUS para pacientes positivos ou com suspeita de Covid-19 nos 21 municípios da 12ª Regional de Saúde, 16 estavam ocupados nesta sexta (80%); já nas enfermarias, a ocupação era de 50% (20 dos 40 leitos contavam com pacientes de Umuarama e região).

Com informações da Prefeitura de Umuarama