Rio: Ônibus na Zona Oeste circulam com ar desligado e passageiros sem máscara

Rio: Ônibus na Zona Oeste circulam com ar desligado e passageiros sem máscara

15 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – Um ônibus urbano da Viação Redentor que fazia a linha 348 – Rio Centro x Candelária na noite desta terça-feira (14), circulava com o ar condicionado desligado e passageiros sem estar utilizando máscaras, indo contra as recomendações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com a cliente e passageira da empresa, Babi Santos, falta fiscalização da prefeitura.

SMTR se manifesta

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro – SMTR, informou que a linha citada será alvo de fiscalização e, em caso de descumprimento das medidas adotadas pela Prefeitura para a contenção do novo coronavírus, o consórcio Transcarioca, responsável pela operação, estará sujeito à multa. Cabe salientar que a SMTR não tem relação com as empresas individualmente, e sim com os consórcios que devem seguir as recomendações da secretaria.

A SMTR esclarece que, conforme a Resolução 3252, publicada no Diário Oficial de 18 de março de 2020, os operadores devem deixar o ambiente interno do ônibus arejado, circulando com as janelas abertas sempre que possível. Caso contrário, o ar-condicionado deve estar em pleno funcionamento, com a manutenção em dia, para garantir a qualidade do ar.  

É importante destacar que, conforme Resolução Conjunta entre as secretarias municipais de Transportes e de Saúde, publicada em 25 de junho de 2020, o motorista deve acionar as forças de segurança pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, caso se sinta ameaçado por passageiros que descumprirem os protocolos sanitários.       

Nossa equipe tentou contato junto a empresa de ônibus, porém, até a publicação desta reportagem, não tivemos sucesso nas ligações.

Com informações da Redes Sociais e Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro – SMTR