DNIT faz parceria com UnB visando aprimoramento da infraestrutura do país

DNIT faz parceria com UnB visando aprimoramento da infraestrutura do país

15 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

BRASÍLIA – Uma parceria que vai resultar em melhorias na qualidade da infraestrutura brasileira. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, firmou termo de cooperação técnico-científica com a Universidade de Brasília – UnB, para a realização de pesquisas nas áreas rodoviária e ferroviária, incluindo a previsão de construção de pista experimental.

O objetivo da parceria é o aprimoramento e consolidação de teorias, métodos e instrumentos para dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis, bem como contribuir para construção do conhecimento, a fim de desenvolver métodos de dimensionamento de pavimento ferroviário. Especificamente, as equipes vão trabalhar com o método mecanístico-empírico de dimensionamento para pavimentos flexíveis denominado MeDiNa e realizar estudos complementares com geossintéticos e drenagem para pavimentos ferroviários.

Por meio do método Medina, é possível prever o comportamento da estrutura do pavimento durante a sua vida útil de forma mais efetiva para que seja possível garantir o desempenho adequado, especialmente em relação à deformação permanente e ao trincamento por fadiga, que são os problemas mais comuns nos pavimentos do país.

O documento formalizando a parceria foi assinado pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, na primeira semana de julho. O termo de cooperação com a UnB tem prazo de execução de 60 meses, a partir da assinatura.

Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT

DNIT faz parceria com UnB visando aprimoramento da infraestrutura do país 1