PR: Maringá não terá circulação de ônibus municipais no fim de semana. Entenda a situação

PR: Maringá não terá circulação de ônibus municipais no fim de semana. Entenda a situação

6 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

MARINGÁ – A Prefeitura de Maringá publicou na manhã desta segunda-feira (6), um novo decreto nº 943/2020 que passa valer a partir da próxima quarta-feira (8), determinando a suspensão do serviço coletivo de ônibus nos próximos dois fins de semana, como forma de conter a proliferação do novo coronavírus.

A Prefeitura de Maringá através da Secretaria de Mobilidade Urbana, informou que diariamente cerca de 30 mil pessoas utilizam o transporte coletivo, durante o período da pandemia da Covid-19, e que nos finais de semana, esse número gira em torno de 10 pessoas transportadas.

Maringá registrou 334 casos de coronavírus nos 5 primeiros dias de julho, 211 positivados a mais no mesmo período do mês anterior (entre 1º e 5 junho foram 123). “Estamos num momento em que são necessárias medidas mais restritivas”, resume o secretário de Saúde, Jair Biatto. 

As novas medidas levam em consideração referências como taxas de positividade (número de infectados por teste realizado), ocupação de leitos de enfermaria e UTIs é índices de transmissão e isolamento social, entre outros indicadores apontados por estudos técnicos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde em parceria com instituições de ensino superior. 

O aparente clima de normalidade, com pessoas se aglomerando em espaços públicos e privados, favorece a circulação do vírus e a contaminação. “Os números da pandemia determinam as medidas que adotamos, mas é importante que as pessoas entendam que é preciso se proteger, cumprir as medidas de prevenção. Não há margem segura fora do uso de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento social”, afirma Ulisses Maia, prefeito de Maringá.

A empresa Transporte Coletivo Cidade Canção – TCCC, informou que segue as novas medidas do decreto municipal, e que nenhum ônibus estará circulando na cidade nos próximos dois fins de semana.

A frota de ônibus da cidade segue com redução de quase 60%, em relação ao período anterior a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, cerca de 150 ônibus urbanos, seguem circulando nas diversas linhas municipais.

Prefeitura determina que ônibus só circulem com passageiros sentados

Há mais de duas semanas, o governo municipal determinou que a Transporte Coletivo Cidade Canção – TCCC, passe transportar apenas passageiros sentados, como forma de tentar conter o avanço da Covid-19. Ainda de acordo com a prefeitura, os ônibus que foram flagrados transportando passageiros em pé, poderá ter multa.

A cidade ainda não registrou multa com relação a lotação nos ônibus, porém, em algumas linhas é possível encontrar uma ou mais pessoas viajando em pé, como forma de não se atrasarem para o trabalho, já que já menos coletivos circulando na cidade.

Maringá registrava até o início da tarde desta segunda-feira (6), 1900 casos confirmados da Covid-19 e o registro de 19 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Com informações da Prefeitura de Maringá