
Prefeitura do Rio define novas regras para marcação do distanciamento entre passageiros em pé nos ônibus
30 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do ÔnibusRIO – A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro – SMTR, divulgou na tarde desta terça-feira (30), as novas regras que as empresas de ônibus terão que adotar, para o distanciamento de passageiros que viajam em pé, nos coletivos que operam as linhas municipais.

As empresas que operam no sistema BRT e dos ônibus convencionais deverão indicar, com adesivos ou pintura no piso dos coletivos, o local onde cada passageiro poderá ser transportado em pé, respeitando o limite de duas pessoas por metro quadrado, conforme estabeleceu a Resolução Conjunta entre a Secretaria Municipal de Transportes e a Secretaria Municipal de Saúde, publicada em 25 de junho de 2020. Assim como nas demais cidades do mundo, as medidas definidas pela Prefeitura no combate ao coronavírus no transporte coletivo são baseadas em evidências científicas.
Os operadores terão cinco dias úteis para providenciar a marcação no piso dos ônibus. Após o prazo estabelecido, os concessionários que não cumprirem a medida estarão sujeitos à multa.


“A marcação nos corredores do coletivos é uma medida simples, mas fundamental para os passageiros, que vão visualizar de maneira clara a distância que devem manter, preservando a saúde dele e dos demais”, ressaltou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.
Ainda segundo a SMTR, o adesivo utilizado deverá ser o indicado no Diário Oficial do Município. Porém, o concessionário que desejar apresentar outro modelo, deverá submeter à SMTR para aprovação.

As ações de fiscalização da secretaria seguirão reforçadas nas estações e terminais de maior demanda do BRT e em outros pontos estratégicos da cidade, a fim de verificar a devida indicação no piso dos ônibus e as demais determinações da Prefeitura no combate à Covid-19.
“Estamos acompanhando de perto os serviços prestados pelos operadores e nossas equipes seguirão nas ruas para verificar se a nova e importante medida está sendo cumprida. Neste momento de retomada gradual das atividades, é preciso consciência, responsabilidade e cumprimento dos protocolos sanitários por todas as partes envolvidas”, concluiu o subsecretário de Transportes, Allan Borges.
Com informações da Prefeitura do Rio

Compartilhe usando:
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
Relacionado
Mais notícias:
Rio de Janeiro tem agenda de Blocos de Carnaval atualizada RIO - Além do tradicional carnaval das escolas de samba que se apresentam no Sambódromo do Rio, conhecido como Marquês de Sapucaí, na região Central da cidade do Rio de Janeiro, os famosos blocos são sem dúvidas, os movimento que arrasta cada vez mais foliões. Foto: Reprodução de Redes Sociais…
MPRJ recomenda que prefeitura e empresas de ônibus do BRT Rio evite aglomerações nos ônibus RIO - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informou que por meio da Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à Covid-19 (FTCOVID-19/MPRJ),da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital…
Florianópolis libera acesso de ônibus intermunicipais e interestaduais FLORIANÓPOLIS - A Prefeitura de Florianópolis publicou na noite desta quinta-feira (24), um decreto no Diário Oficial do Município, em que autoriza a liberação de circulação de ônibus intermunicipais e interestaduais, público ou privado, de fretamento e de turismo, desde que cumpram o protocolo divulgado pela Secretaria de Saúde. A…
Belém: Obra de implantação do sistema BRT proporcionou mais acessibilidade e fluidez ao trânsito BELÉM - As obras de construção do sistema Bus Rapid Transit - BRT, iniciadas em junho de 2015, trouxeram avanços na mobilidade urbana e na urbanização da cidade. A obra, de grande importância para a população, foi executada e construída pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), de São Brás até Icoaraci, com…
Rio: SMTR divulga calendário de vistoria para ônibus, táxis, vans, e veículos de transporte escolar RIO - A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro divulgou o calendário de vistoria dos veículos operadores do serviço de transporte público para o ano de 2020. O agendamento da vistoria dos veículos que operam no serviço por ônibus, táxi, van, ‘cabritinho’ e fretamento depende do final das…