SP: Prefeitura de Aparecida autoriza reabertura do Santuário Nacional a partir de 28 de julho

SP: Prefeitura de Aparecida autoriza reabertura do Santuário Nacional a partir de 28 de julho

29 de junho de 2020 0 Por Redação Revista do Ônibus

APARECIDA – A Prefeitura de Aparecida publicou nesta segunda-feira (29), o decreto n° 4.738, que tem como principal novidade a divulgação do cronograma de reabertura gradual do Santuário Nacional, da rede hoteleira e também da tradicional feira livre que ocorre na cidade, entre a rodoviária e um dos portões da Basílica.

De acordo com o calendário estabelecido pela administração municipal, tanto o Santuário quanto os hotéis do município, devem reabrir suas portas no dia 28 de julho, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19. Já a feira livre tem como data prevista para a retomada de suas atividades o dia 15 de agosto.

Tais datas foram definidas com base na modelagem SEIR, utilizada pelo estado de São Paulo, que projeta os números de casos (confirmados e suspeitos) de coronavírus em Aparecida em diferentes cenários. Após análise da atual situação da doença no município e reuniões com representantes de diferentes setores da cidade, chegou-se à determinação dos dias para a reabertura gradual.

É importante ressaltar que as regras definidas pelos decretos mais recentes seguem em vigor. Desta forma, as orientações e medidas de prevenção para o comércio e para a realização de cultos e celebrações religiosas, estão mantidas.

A Rodoviária da cidade segue operando linhas intermunicipais e interestaduais com menos horários diários e com veículos saindo com ~bem menos passageiros, principalmente para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo.

Foto: Thiago Leon – Santuário Nacional de Aparecida – Divulgação

No decreto, o cronograma estabelecido é o seguinte:

  • 28 de julho: reabertura das celebrações litúrgicas do Santuário Nacional com capacidade reduzida;
  • 28 de julho: reabertura da rede hoteleira e pousadas do município com capacidade reduzida (30% de ocupação);
  • 04 de agosto: reabertura das galerias e Centro de Apoio ao Romeiro, exceto praças de alimentação;
  • 15 de agosto: reabertura gradual da feira livre com capacidade reduzida.

O protocolo de segurança do Santuário Nacional deverá ser apresentado em 10 de julho, assim como da rede hoteleira. O protocolo da feira livre e do Centro de Apoio ao Romeiro serão apresentados em 27 de julho.

Foto: Thiago Leon – Santuário Nacional de Aparecida – Divulgação

O decreto determina que essas datas serão cumpridas somente se a região seguir na fase 2 ou avançar no Plano São Paulo. Além disso, que os índices de saúde em Aparecida estejam inferiores ao previsto no Plano São Paulo para a fase laranja.

Com informações da Prefeitura de Aparecida