
Rio de Janeiro registra passageiros aglomerados nos ônibus em meio à abertura do comércio
29 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do ÔnibusRIO – A semana começou como as demais, com a circulação de ônibus urbanos convencionais e do Consórcio BRT RIo, lotados, gerando ainda mais aglomerações de pessoas, chamando atenção de moradores e também profissionais do transporte. Especialistas em saúde, seguem alertando para os inúmeros riscos de contágio. A cidade do Rio de Janeiro, já contabiliza até o momento 39 rodoviários mortos com a Covid-19, como informou o Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro.

Com a abertura do comércio de rua e salões de beleza, neste primeiro dia útil, o município do Rio de Janeiro, segue com passageiros aglomerados nos pontos de ônibus, estações e terminais de ônibus do BRT RIO, entre a Zona Oeste e Zona Norte da cidade, aumentando com isso, o risco de propagação do novo coronavírus.
A prefeitura do Rio chegou liberar para que os passageiros possam viajar em pé, mas com limite de duas pessoas por metro quadrado, porém, a cena no dia-a-dia, é bem diferente ao que o governo municipal achava que fosse necessário.

O ônibus chega vazio, mas em segundos lota rapidamente. Moradores de bairros da Zona Oeste e também da Zona norte do Rio, relatam os problemas de lotação nos ônibus do BRT, como podemos ver nos relatos nas redes sociais abaixo.
Maioria das estações do BRT fora de uso do Alvorada à Santa Cruz. Muita destruição, degradação e dinheiro público jogado no lixo! Vergonha ! No detalhe, estação incendiada por usuários de drogas. O Rio, definitivamente, precisa de ordem ! pic.twitter.com/tXBj2GEfY9
— Rodrigo Amorim (@RJRodrigoAmorim) June 30, 2020
Cara, surreal os BRT's do Rio andarem socados de gente em plena pandemia. Desrespeito total dessas empresas de ônibus com o usuário
— Mr. Jack 🦁🔴⚫ (@lopes_gabriel95) June 29, 2020
O Rio de Janeiro não é para amadores! Dois #bodes embarcaram no @BRTRio na Estação Praça Seca… Devem ter descido na Estação Curral Falso, né!? kkk pic.twitter.com/0vhgn6DUlU
— Sr. Moraes🌿 (@mor_cs3) June 29, 2020
O cara embarcou no BRT sem pagar e ainda levou 5 bodes! Hahahhah o Rio de Janeiro definitivamente não é pra amadores! pic.twitter.com/AVTGjGFSlE
— JuFalci (@JuFalci) June 29, 2020
@BRTRio 30 MINUTOS ESPERANDO BRT E PASSA APENAS 1 LOTADO
— Zé (@djose133) June 28, 2020

Até a última semana, um decreto da Prefeitura determinava que passageiros de ônibus municipais, só poderiam ser transportados em pé, porém, após a publicação do novo decreto, diversos coletivos seguiam circulando dom muitos passageiros em pé, criando um maior risco de contaminação do novo coronavírus.
Os motoristas denunciam a falta de apoio das empresas. “Não nos dão álcool gel. Temos que comprar, levar de casa. Temos que lotar o carro, entendeu? Se deixamos o passageiro a pé, os carros agora são equipados com câmeras, somos punidos porque ‘deixou’ a pé”, relata um motorista, em entrevista ao jornal Nacional.

O Rio Ônibus, o sindicato que representa as empresas, afirmou que o setor está engajado para que todos os passageiros tenham o máximo de proteção possível, e declarou que algumas falhas podem acontecer porque as empresas estão passando por dificuldades financeiras e, até o momento, não receberam a ajuda das autoridades.
Com informações da Prefeitura do Rio e TV Globo
