Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus

Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus

26 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

PIRACICABA – O prefeito Barjas Negri enviou Projeto de Lei para aprovação da Câmara de Vereadores que autoriza o Executivo a conceder subsídio para custeio do Sistema Público de Transporte Coletivo e revoga a Lei nº 8.301/2015. Com o subsídio, a tarifa não sofrerá reajuste, que estava previsto para a primeira quinzena de julho.

Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus 1

Desde o dia 16/05, a Trans Acreana Ltda, com o nome fantasia de TUPi (Transporte Urbano Piracicaba), opera o sistema de transporte público de Piracicaba, substituindo a Via Ágil, por meio de contrato emergencial de seis meses.

De acordo com o PL, o repasse será de R$ 7.181.369,40 para o exercício de 2020. O valor mensal repassado será calculado entre a diferença do custo da operação e o valor arrecadado pelo sistema de transporte e está condicionado à apresentação de documentos, pela empresa, como provas de regularidade do pagamento de tributos federais , estaduais e municipais, estar em dia com o pagamento de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e sem débitos com a Justiça do Trabalho.

Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus 2

De acordo com Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o transporte público vem sofrendo com a perda de passageiros ano a ano. Em 2011, foram transportadas 34,7 milhões de pessoas, número que caiu para 27 milhões em 2019, uma queda de 22,2% ou menos 7,7 milhões de passageiros. De janeiro a abril de 2020, comparado com o mesmo período de 2019, afetado pela pandemia do coronavírus, o setor teve diminuição de 3,17 milhões de passageiros, uma queda de 33%.

“Com a diminuição de passageiros há a diminuição da arrecadação, mas os gastos com manutenção da frota, com combustíveis e funcionários são os mesmos. Com a flexibilização do comércio estamos operando com 50% da frota e com uma demanda de 38% de passageiros, comparado com números antes da pandemia”, explica Akira.

Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus 3

“O transporte coletivo é um serviço público essencial e cabe à Prefeitura, por meio da concessionária contratada, tornar esse serviço acessível a todos, com boa qualidade e tarifas baixas”, explica Milton Sérgio Bissoli, procurador-geral do município. Mas, segundo Bissoli, ele tem um custo e o subsídio é essencial para manter o equilíbrio das contas. “O subisídio é necessário para que a Prefeitura continue oferecendo o serviço de transporte coletivo e ainda avance com melhorias. Estamos organizando nosso orçamento para atender a essa demanda e, o que é mais importante, sem ônus para a população”, ressalta o procurador.

Ainda segundo informações do secretário Jorge Akira, a Prefeitura trabalha na elaboração de novo edital para concessão do transporte público, já prevendo mudanças na fase pós-pandemia.

Com informações da Prefeitura de Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba autoriza subsídio para evitar reajuste da tarifa de ônibus 4