Viação Aguia Branca terá que recontratar funcionários demitidos, afirma sindicato

Viação Aguia Branca terá que recontratar funcionários demitidos, afirma sindicato

21 de junho de 2020 0 Por Redação Revista do Ônibus

VITÓRIA – A Viação Aguia Branca que possui sede no município de Cariacica, na Região Metropolitana, terá que recontratar 178 funcionários que acabaram sendo demitidos entre os meses de março a junho deste ano, por conta da pandemia, segundo determinação da 6ª Vara de Justiça do Trabalho.

Durante esse período, a empresa demitiu 300 funcionários, em meio a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, como informou o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Espírito Santo – Sindirodoviários-ES.

Ainda segundo a entidade, a empresa de ônibus foi procurada para que se evitasse as demissões, ainda quando ocorreram, porém, sem sucesso, quando o Sindirodoviários-ES acabou entrando na justiça.

Em nota, o sindicato que representa a categoria, informou que os demais 122 funcionários que foram demitidos, não serão readmitidos, com a justificativa de que foram admitidos com contrato por prazo determinado, ou seja, para a alta temporada.

O sindicato informou que a Viação Aguia Branca ainda terá que arcar com parte da multa do Fundo de Garantia por Tempo de Servço – FGTS, já que segundo a entidade, teria pago apenas 20% do valor da multa de rescisão.

Os funcionários que foram demitidos e terão que ser readmitidos, terão que receber pela Viação Aguia Branca, os salários vencidos, assim como os salários que estão prestes a vence.

De acordo com a determinação da justiça, caso a empresa não realize o pagamento, terá que efetuar o pagamento de uma multa que equivale dez vezes a remuneração apontando no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

“Esta é uma importante vitória da categoria, em especial dos companheiros da Viação Águia Branca. O que a empresa fez uma injustiça brutal, já que é uma empresa de grande porte e deveria ter mostrado sensibilidade. Foi também ilegal, já que ela só pagou 20% do valor da multa rescisória aos empregados demitidos, mas a ação vitoriosa do Sindirodoviários garantiu a restauração da dignidade e dos empregos desses bravos companheiros”, disse o diretor do sindicato, Valdecy Dulcilina, em nota.

Sindicato se manifesta em rede social

A Viação Aguia Branca informou em nota que ainda não foi notificada sobre qualquer decisão a respeito e só irá se pronunciar após analisar o inteiro teor da decisão e respectiva notificação.