Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais

18 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

FLORIANÓPOLIS – Começou na manhã desta quarta-feira (17), a circulação dos ônibus municipais na cidade de Florianópolis. Desde o dia 18 de março que o serviço estava suspenso, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 1

Os coletivos seguem circulando de segunda a sexta-feira, com regras e horários diferenciados, determinados pela Prefeitura da cidade. Os ônibus que operam o serviço intermunicipal, ligando as cidades da Região Metropolitana de Florianópolis à capital, só retornam as atividades no dia 22 de junho.

O prefeito Gean Loureiro, durante uma entrevista ao Bom Dia Santa Cataria, afirmou que a prefeitura segue monitorando desde as primeiras horas da retomada da operação dos ônibus, o cumprimentos das regras sanitárias nos terminais, bem como nos pontos de ônibus e inclusive no interior dos coletivos que seguem circulando no município.

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 2

Equipes da prefeitura de Florianópolis trabalham no Centro de Controle Operacional, através das câmaras de segurança. Ainda segundo o prefeito, a estrutura será retomada até esta sexta-feira (17), e que não se descarta uma nova suspensão no serviço, caso a cidade registre aumento nos casos confirmados da Covid-19.

Se os números piorarem, daqui a duas ou três semanas nos vamos ser obrigados a cessar o serviço. (…) Nós estamos analisando o retorno do transporte coletivo. Até ele estabilizar, Florianópolis não vai discutir novas flexibilizações que possam aumentar o número de casos, afirmou Gean Loureiro.

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 3

O governo municipal informou também que as atividades de futebol assim como eventos e as aulas seguem suspensas e ainda sem data de previsão para retorno.

Na manhã desta quinta-feira (18), há informações de que os cerca de 300 coletivos seguem operando no município, como forma de se evitar aglomerações.

De acordo com Loureiro, se as câmeras captarem aglomeração ou desrespeito das regras dentro dos ônibus, será enviada uma mensagem ao motorista ou cobrador para orientar os passageiros. Se a infração ocorrer nos terminais, os fiscais serão notificados.

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 4

O prefeito informa também que os passageiros são orientados dentro dos coletivos a fazerem o check-in por meio do QR Code.

A prefeitura informou que se há presença de alguma pessoa contaminada, todas as pessoas que estiveram no ônibus e tiverem feito o registro, serão chamados para serem testados. O pré-cadastro deve ser feito por meio da internet.

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 5

A prefeitura orienta que quem estiver com sintomas ou com suspeita de Covid-19 não use o transporte coletivo e ligue para o programa Alô Saúde, no 0800.333.3233.

Inicialmente, o cronograma previa também o retorno do transporte intermunicipal para esta quarta-feira, desde que seguissem as exigências estabelecidas para a circulação na Capital.

Com informações da Prefeitura de Florianópolis e NSC TV

Florianópolis retoma operação dos ônibus municipais 6