Campinas: Terminal Metropolitano e Estação Expedicionários terão barreira sanitária

Campinas: Terminal Metropolitano e Estação Expedicionários terão barreira sanitária

9 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CAMPINAS – O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou durante live nas redes sociais, na tarde desta terça-feira, dia 9 de junho, a realização de barreiras sanitárias no Terminal Metropolitano e, também, na Estação de Transferência Expedicinários, na região da Estação Cultura. “Com a medida, vamos tentar controlar o fluxo de pessoas que vêm de outras cidades da nossa região metropolitana, por meio do transporte público; e saber a real necessidade de estarem em Campinas”, afirmou o prefeito Jonas. O chefe do Executivo também fará um ofício para todos os prefeitos dos municípios vizinhos sobre o controle da vinda dos moradores da região para Campinas.   

A ação será coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Durante a transmissão ao vivo, o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, também anunciou o reforço nas principais linhas de ônibus de seis grandes eixos de transporte público do município. “Já aumentamos a nossa frota em 30% e, para resolver alguns problemas pontuais, vamos reforçar algumas linhas com maior demanda. Estamos monitorando, a todo momento, a nossa operação pelo Núcleo de Monitoramento de Transportes (Numt) e realizando todos os ajustes para deixar a operação da maneira mais adequada possível”.   

A realização das barreiras sanitárias está sendo programada pela Emdec, que irá criar um processo para a ação.    

Alterações no transporte 

Eixo Ouro verde: Linha 131 – Terminal Vida Nova. Será antecipado o horário de pico para as 15h30 (antecipação em torno de 1h). 

– Eixo Campo Grande: Linha 212 – Terminal Itajaí. Será antecipado o horário de pico para as 15h30 (antecipação em torno de 1h). E Linha 215 – Jardim Bassoli. Acréscimo de veículos na frota circulante. 

– Eixo Santos Dumont: Linhas 114 – Jardim Melina / Corredor Central, 117 – DIC VI e 118 – Terminal Ouro Verde. Acréscimo de quatro ônibus na frota circulante. 

– Eixo Sousas / Joaquim Egídio: Linhas 390 – Joaquim Egídio e 396 – Sousas. Acréscimo de um veículo adicional na frota circulante. 

– Eixo Amarais: Linha 316 – Parque Cidade. Apresenta algumas inconsistências. Acompanhamento de forma mais intensa. – Eixo Barão Geraldo: Linha 319 – Parque Cidade / Terminal Barão Geraldo. Retorna a operação, agora com três carros.   

Vagas rápidas Taquaral 

 Também durante a live o prefeito Jonas anunciou a implantação de sete vagas rápidas de estacionamento para ajudar os comerciantes do entorno da Lagoa do Taquaral. A sinalização foi realizada pela Emdec e permite a parada de cinco minutos para drive thru. “Foi uma ação que contou com a total parceria dos comerciantes da região”, destacou o secretário Barreiro.   

Aferição temperatura 

No primeiro dia de aferição aleatória da temperatura corporal dos usuários dos terminais urbanos, que ocorreu na segunda-feira, dia 8 de junho, foram feitas 2.819 amostragens. Nenhum usuário apresentou temperatura fora do considerado normal; e houve apenas uma recusa em realizar o teste. A aferição continua durante este mês de junho, nos principias terminais urbanos.  

No último dia 29 de maio começou a distribuição de álcool em gel para usuários das principais linhas de ônibus de Campinas; e no dia 28 de maio foram instalados 12 totens de álcool em gel em nove terminais urbanos (Central, Mercado I e II, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Grande, Ouro Verde, Itajaí e Vila União). Também ocorreu a distribuição gratuita de máscaras de proteção de tecido nos ônibus. Lembrando que o uso da máscara é obrigatório, durante todo o trajeto, para motoristas e passageiros.

Com informações da Prefeitura de Campinas