Belém: Circulação de veículos no centro comercial passa por mudanças nesta quarta-feira

Belém: Circulação de veículos no centro comercial passa por mudanças nesta quarta-feira

9 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELÉM – Para adequar a circulação de carros e ônibus na área do Ver-o-Peso neste período de isolamento social voluntário, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB adota algumas mudanças a partir desta quarta-feira, 10. Uma delas é a diminuição no horário de desvio de itinerários de 20 linhas de ônibus que teriam como destino a avenida Tamandaré, e que desde a semana passada fazem o retorno ainda na avenida Presidente Vargas, sem acessar o Ver-o-Peso. O desvio, antes das 8h às 17h, desde segunda-feira passou a ser das 8h às 16h e, a partir de quarta-feira será apenas das 8h ao meio-dia.

Belém: Circulação de veículos no centro comercial passa por mudanças nesta quarta-feira 1
Foto: Fernando Sette – Agência Belém – Divulgação

“Desde o início das mudanças na circulação na área do centro comercial, informamos que manteríamos avaliação constante para ajustes necessários, como ocorre agora com a questão do horário. Percebemos que o desvio é fundamental para restringir a circulação de pessoas no centro comercial no horário de maior fluxo, que é o período da manhã, mas percebemos que à tarde o mais eficaz é aumentar o número de linhas no Ver-o-Peso para dar maior vazão e fluidez exatamente a quem está lá e deseja retornar para casa, evitando inclusive que essas pessoas fiquem muito tempo nas paradas de ônibus”, explica Gilberto Barbosa, superintendente da SeMOB.

Outra mudança de horário ocorre nas vias com bloqueio que visam a diminuição no tráfego de veículos na área do centro comercial. Agora a rua 13 de Maio com avenida Portugal, Manoel Barata com avenida Portugal, Boulevard Castilhos França com travessa Campos Sales e avenida Padre Eutíquio com rua João Diogo, antes fechadas de 8h às 17h, serão abertas uma hora antes, às 16h. “Estamos liberando as vias junto com o horário de fechamento do comércio, para ajudar no escoamento das últimas pessoas que se encontram naquela área”, detalha Gilberto Barbosa.

Belém: Circulação de veículos no centro comercial passa por mudanças nesta quarta-feira 2

Linhas que estarão sendo alteradas

As linhas de ônibus que fazem o desvio na avenida Presidente Vargas e acessam as avenidas Nazaré ou Gentil Bittencourt (via Serzedêlo Correia), seguindo seus itinerários de volta à origem continuam as mesmas: CPD Providência/Ver-o-Peso, Canudos/Ver-o-Peso, Bengui/Ver-o-Peso, Pratinha/Ver-o-Peso, Jardim Sideral/Ver-o-Peso, Conjunto Maguari/Ver-o-Peso, Satélite/Ver-o-Peso, Canarinho-Tapajós/Ver-o-Peso, Tapajós/Ver-o-Peso, Tenoné/Ver-o-Peso, Tapanã II/Ver-o-Peso, Icoaraci/Ver-o-Peso, Paracuri I/Ver-o-Peso, Conjunto Eduardo Angelim/Ver-o-Peso, Cidade Nova 4/Ver-o-Peso, Floresta Park/Ver-o-Peso, Maritura/Ver-o-Peso (Alça Viária), Jaderlândia/Ver-o-Peso e Maguari/Estivadores. A linha de micro-ônibus Marex/Presidente Vargas segue na Boulevard Castilhos França, mas faz o retorno operacional ao lado da antiga sede do jornal O Liberal.

As linhas que trafegam pela Cidade Velha e avenida 16 de Novembro até a Praça Amazonas continuam mantidas, assim como algumas poucas linhas que trafegam pela Tamandaré, para não desabastecer em especial quem reside no local. A SeMOB alerta ainda que essas mudanças são necessárias como medida no combate ao novo coronavírus e as alterações continuarão sendo monitoradas pela SeMOB para novos ajustes a qualquer momento.

Com informações da Agência Belém de Notícias

Belém: Circulação de veículos no centro comercial passa por mudanças nesta quarta-feira 3