Prefeitura do Rio inaugura Ônibus Castramóvel

Prefeitura do Rio inaugura Ônibus Castramóvel

8 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A prefeitura do Rio, inaugurou nesta segunda-feira (08/06) a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária, conhecida como Ônibus Castramóvel. Por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, a Prefeitura realizará cirurgias de esterilização em cães e gatos na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico.

Prefeitura do Rio inaugura Ônibus Castramóvel 1
Foto: Hudson Pontes/ Prefeitura do Rio – Divulgação

O projeto foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes.

No próximo dia 22, a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária estará na CADEG, atendendo aos animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. Cerca de 300 animais serão beneficiados em cada região visitada pelo ônibus. O agendamento da castração será efetuado previamente pelo aplicativo Bicho Rio – Subem, disponível para qualquer plataforma digital.

– O Castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos combatendo também o abandono – disse Roberto de Paula, subsecretário de Bem-Estar Animal.

Como será o agendamento?

Mais de 40 animais por dia serão atendidos gratuitamente. Para ter atendimento, o cidadão deve baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’ no Google Play ou no iTunes; a ferramenta é muito rápida e simples, basta ter em mãos seus dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do seu bichinho.

O sistema disponibiliza as datas e os endereços de circulação do Castramóvel, tornando possível o agendamento da cirurgia previamente, evitando assim a aglomeração de pessoas nesta retomada de atividades durante a pandemia do covid-19.

– A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o Castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes. Apresentei esta proposta pensando nas pessoas que precisam castrar seus animais, mas que não têm condições financeiras. O Castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas. É fundamental que o poder público chegue junto para ajudar a quem mais precisa -, afirmou o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, presidente da Comissão dos Direitos dos Animais na Câmara Municipal do Rio.

O Castramóvel irá circular em muitas áreas carentes. Depois do Morro do Tuiuti irá para o Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kenedy, entre outras.

A Prefeitura estima esterilizar mais de 3.000 animais somente com essa unidade móvel, lembrando que a Subem tem 05 unidades de atendimento médico veterinário gratuito em nossa cidade. Em 2019 realizou 21.067 esterilizações em cães e gatos.

Confira abaixo os endereços das outras unidades

– U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

– U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).

– U.S.M.V. Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.

– U.S.M.V. Manchinha – Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.

– U.S.M.V. Thor – Bangu: Rua Sidney, altura do Nº97A – Praça Guilherme da SIlveira.

Informações no whatsapp: (21)99399-3968

Com informações da Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio inaugura Ônibus Castramóvel 2