Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes

Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes

2 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, suspendeu a partir desta terça-feira, (2), o cadastro de idosos para a solicitação do benefício que garante a gratuidade em transportes públicos. Com essa medida, a prefeitura quer proteger os idosos da contaminação pelo coronavírus, ao evitar que o grupo de risco fique exposto na ruas e em ambientes fechados.

Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes 1

A medida, publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 02/06, e é válida enquanto o município estiver em estado de calamidade pública.

Além disso, outras importantes medidas referentes aos transportes municipais foram definidas:

Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes 2

Gratuidade idosos

A secretaria instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus municipais, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia.

Mudança na operação do BRT

A secretaria suspendeu seis serviços do sistema BRT e criou outros quatro, em caráter temporário, a fim de dar maior agilidade no embarque e minimizar a aglomeração de passageiros nas plataformas dos terminais e estações de BRT.

A mudança proporciona o aumento da oferta de veículos para a população e a redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte.

Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes 3

Higienização e uso de máscaras

Equipes da secretaria também verificam se as empresas estão cumprindo a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e por funcionários das garagens.

Passe livre estudantil

As gratuidades nos transportes públicos para os estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas municipais estão suspensos, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.

Com informações da Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio suspende cadastro de idosos para gratuidade nos transportes 4