ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí

ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí

21 de maio de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO JOÃO DO PIAUÍ – Uma ação da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, acabou apreendendo na manhã desta quinta-feira (21), um ônibus modelo Busscar Vissta LO equipado com chassi Mercedes-Benz 0-500 RS da empresa El Elyon com sede em São Paulo, quando trafegava pelo município de São João do Piauí, transportando 14 passageiros com destino a São Paulo. A Agência informou que o ônibus não tinha autorização para viajar.

ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí 1
Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – Divulgação

Os agentes da ANTT interpretaram o ônibus, e durante uma consulta, notaram que o veículo possui mais de 30 registros de infrações por excesso de velocidade.

O ônibus teria saído da cidade de Picos no Sul do Piauí e seguiria viagem até São Paulo, como informou o supervisor da ANTT no Piauí, Clemilson Santana.

ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí 2
Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – Divulgação

Os agentes informaram ainda que o ônibus tinha pneu em péssimo estado de conservação. As imagens divulgadas pela ANTT, mostram o pneu estourado e sem nenhuma condições de uso, gerando risco durante a viagem. O coletivo acabou apreendido e ficará no pátio da ANTT. A bordo havia onde passageiros adultos e outras três crianças. Todos foram encaminhados para a rodoviária de São João do Piauí.

Ainda de acordo com Clemilson Santana, o coletivo apresentou diversas irregularidades como o para-brisa trincado, extintor de incêndio vencido, pneu careca, ausência de martelo nas saídas de emergência do veículo e ausência de seguro obrigatório em caso de eventuais acidentes.

ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí 3

“A gente segue intensificando a fiscalização no Piauí e faz um alerta para a população sobre os riscos do transporte clandestino. Em um eventual acidente, as pessoas vão ficar sem nenhum tipo de assistência. Nesse tempo de pandemia, nós estamos intensificando a fiscalização com relação à sanitização e higienização dos veículos”, explicou.

Desde o início do isolamento social, medida de combate ao coronavírus aplicada no final de março, com maior rigor nas fiscalizações, mais de 50 veículos foram apreendidos.

ANTT apreende ônibus pirata com pneu estourado no interior do Piauí 4
Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – Divulgação

A ANTT recomenda que os passageiros que precisarem fazer o transporte interestadual procurem empresas regularizadas. Para a realização de denúncias o órgão disponibiliza o telefone da Ouvidoria no número 166. A multa por realizar transporte clandestino de passageiros é de R$ 7 mil.

A empresa El Elyon dona do ônibus ainda não se manifestou sobre a apreensão do ônibus e por que motivos transportava passageiros em veículos com tantas irregularidades que foram apresentadas pela ANTT.

Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Tv Clube e Prefeitura de São João do Piauí.