RS: Prefeitura de Caxias do Sul amplia a fiscalização de passageiros

RS: Prefeitura de Caxias do Sul amplia a fiscalização de passageiros

19 de maio de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CAXIAS DO SUL – A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Nesta segunda-feira (18), servidores da SMTTM fiscalizaram 24 linhas. Encontraram divergências em nove delas. Os maiores problemas aconteceram na L27 – Vila Ipê e na L30 – Montes Claros. Na L27, haviam 22 pessoas em excesso no ônibus. Na L30, o montante superior ao limite permitido foi de 21 usuários. A orientação atual é para que os passageiros permaneçam sentados nos veículos. Em ônibus com dois eixos (simples) são permitidos 10 usuários em pé. Nos ônibus articulados, o limite sobe para 15 pessoas.

Outros excessos foram registrados nas linhas L53 – Centenário (15 pessoas), L67 – São Caetano (10 pessoas), L20 – Fátima (10 pessoas), L34 – Belo Horizonte (08 pessoas), L85 – Nossa Senhora das Graças (04 pessoas), L93 – Colina do Sol (03 pessoas) e L45 – Pedancino (01 pessoa). No caso de a Fiscalização de Trânsito flagrar excesso de passageiros em pé no ônibus, é dever da concessionária disponibilizar maior número de assentos disponíveis, seja em número de veículos ou na substituição deles por ônibus articulados.

De acordo com Alfonso Willenbring Júnior, Secretário de Trânsito, a ação de fiscalizar a capacidade do Transporte Coletivo Urbano com servidores dentro dos ônibus permite maior rapidez para resolver problemas pontuais. “A presença de fiscais nos veículos também faz com que os passageiros se conscientizem sobre a obrigatoriedade do uso da máscara”.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas nesta segunda-feira:

L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L07 – Pioneiro
L15 – Santa Catarina
L16 – Santa Fé
L20 – Fátima
L26 – Bom Pastor
L27 – Vila Ipê
L30 – Montes Claros
L34 – Belo Horizonte
L39 – São Francisco
L42 – Planalto / São Victor
L45 – Pedancino
L53 – Centenário
L60 – Canyon
L66 – Vitória
L67 – São Caetano
L68 – Gauchinha
L70 – Planalto / Rio Branco
L75 – Vila Maestra
L77 – Caravaggio
L84 – Parque Oásis
L85 – Nossa Senhora das Graças
L92 – UPA Zona Norte
L93 – Colina do Sol

Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul