Rio: Deputados da Alerj descartam Lockdown no estado

Rio: Deputados da Alerj descartam Lockdown no estado

19 de maio de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – Em uma votação virtual, os deputados do Estado do Rio de Janeiro, realizaram na tarde desta terça-feira (19), uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, que acabaram rejeitando o projeto que apresentava uma protesta para o início de um isolamento compulsório e integral (lockdown) no estado, afim de conter a proliferação do novo coronavírus. A votação terminou com apenas um voto a favor, 55 votos contrários e 13 abstenções.

Foto: Divulgação

Segundo Renan Ferreirinha (PSB), que propôs o projeto de lei, o bloqueio seria temporário. “O lockdown, o isolamento social mais rígido, não é uma medida fácil e agradável. É uma medida necessária nesse momento para frear as mortes”, escreveu nas redes sociais.

A proposta que foi votada, faria com que o governador do Rio, Wilson Witzel passasse adotar a suspensão expressa de todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, além de passar com isso, limitar as reuniões de pessoas em espaços públicos ou privados abertos ao público, além de regulamentar os serviços públicos e atividades essenciais, principalmente sobre horário de funcionamento e lotação máxima de pessoas.

Ainda de acordo com o projeto de lei, o governo do Estado do Rio de Janeiro, ainda poderia proibir a circulação de veículos particulares, ficando autorizado apenas veículos que estejam se deslocando para a compra de medicamentos e alimentos, bem como para o transporte de pessoas que buscam atendimento médico e para aqueles que se desloquem para o trabalho de serviços essenciais.

O governador do Rio, ainda poderia autorizar a proibição da entrada e saída de veículos no Estado do Rio de Janeiro, ficando autorizado apenas a entrada de caminhões, ambulâncias ou de veículos de atividades de segurança e de pessoas que realizem atividades essenciais.

Rio de Janeiro confirma 4,4 mil casos de Covid-19 em 24 horas

O Rio de Janeiro registra até o momento, cerca de 4,4 mil novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. O recorde diário mais um vez também foi atingido, com mais de 100 óbitos pela doença em um único dia.

Ao todo, o Estado contabiliza 2.852 mortes por infecções causadas pelo coronavírus e tem ainda 914 óbitos em investigação. O Rio tem 26 mil casos da Covid-19. Por conta isso, a prefeitura da capital carioca lançou um edital para contratar mais caminhões frigoríficos para dar apoio aos necrotérios e hospitais, que estão lotados.

Com informações da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ e Rádio Jovem Pan