Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19

19 de maio de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO, EMBU DAS ARTES E OSASCO – Dos 39 municípios da Grande São Paulo, ao menos sete definiram que não estarão antecipando os feriados municipais para esta quarta, quinta e sexta-feira, como ocorreu na cidade de São Paulo, que tenta conter a proliferação do novo coronavírus. Esses setes municípios informaram que estarão com o expediente normal até o fim de semana.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 1

A Prefeitura de São Paulo irá antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para quarta (20) e quinta-feira (21), além de declarar ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (19/05) por meio do Decreto nº 59.450 com o objetivo de ampliar o índice de isolamento social na cidade.

Os municípios que não irão adotar feriados nos próximos dias são: Cajamar, Guarulhos, Itapevi, Jandira, Osasco, Carapicuíba e Santana de Parnaíba.

Por outro lado, nos municípios de Barueri, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus e Itapecerica da Serra, o assunto ainda segue sendo debatido por vereadores e pelos prefeitos de cada uma das cidades.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 2

Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo tentam contar a pandemia sem sucesso

O município de São Paulo registrou nesta terça-feira (19), um novo recorde no número de mortes por Covid-19, nas últimas 24 horas, com 324 óbitos em um único dia. Até o momento, a cidade registra 5.147 mortes por Covid-19, chamando atenção de moradores e especialistas em saúde.

A Assembleia Legislativa de São Paulo passa discutir ainda nesta semana, a possibilidade de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a próxima segunda-feira dia 25 de maio, podendo ser feriado estadual nos 645 municípios de São Paulo, caso o projeto seja aprovado pelos deputados estaduais.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 3

Confira o que cada município decidiu

Arujá

Encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a antecipação do feriado de Corpus Christi para o dia 22 de maio. Caso aprovado, o calendário em Arujá segue normalmente nesta quarta e quinta-feira (20 e 21) e é alterado apenas na sexta-feira (22). Deve seguir o estado com o feriado de 09 de julho, se aprovado na ALESP.

Barueri

Ainda não decidiu sobre a antecipação de feriados municipais.

Biritiba Mirim

Deve antecipar o feriado de Corpus Christi, na sexta-feira (22), e acompanha o estado com o feriado de 09 de julho, caso ele seja aprovado na Alesp.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 4

Caieiras

Foi encaminhada a Câmara Municipal o projeto adiantando os feriados como medida para aumentar o isolamento social. Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro), quarta e quinta-feira (20 e 21). Na sexta-feira (22) ficou determinado ponto facultativo na cidade.

Cajamar

Não irá antecipar feriados.

Carapicuíba

A antecipação dos feriados, não vai acontecer nesta semana. A Prefeitura está analisando a antecipação para a próxima semana.

Cotia

A pedido do prefeito, a Câmara aprovou a antecipação de alguns feriados municipais por meio de decreto para esse período de quarentena. Foram antecipados dois feriados municipais e um ponto facultativo. Antecipa para o dia 20 de maio o feriado de Corpus Christi [11 de junho], para o dia 21 de maio o feriado municipal do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrate – Padroeira do município [8 de setembro]. Declarado para o dia 22 de maio como ponto facultativo nas repartições públicas municipais. O documento também revoga o ponto facultativo do 12 de junho desse ano.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 5

Diadema

Irá seguir o que foi decidido em Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que é a antecipação do feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22/5). A proposta já foi encaminhada para a Câmara Municipal de Diadema e será votada amanhã (20/05). Em relação à próxima segunda-feira (25/5), com aprovação pela Assembleia Legislativa, valerá para todo o estado de São Paulo.

Embu das Artes

Antecipa o feriado da Consciência Negra para quinta-feira (21). Ponto facultativo na sexta-feira 922). E na segunda-feira (25) acompanha o estado.

Ferraz de Vasconcelos

Enviou à Câmara Municipal um projeto para antecipar um feriado para sexta-feira (22), além de seguir o que for decidido pelo governo na segunda-feira (25).

Francisco Morato

A prefeitura encaminhou para à Câmara Municipal de Vereadores proposta para aderir ao decreto do Governo do Estado de São Paulo. Os mesmos irão deliberar a respeito.

Franco da Rocha

O município antecipará os feriados na mesma forma determinada pela capital. A Prefeitura de Franco da Rocha já decretou a antecipação de três feriados municipais para os próximos dias 20, 21 e 22 de maio.

Guararema

Antecipa Corpus Chisti, na sexta-feira (22), e acompanha o estado na segunda-feira (25). Projeto precisa passar na Câmara de Vereadores.

Grande SP: Ao menos sete prefeituras não irão antecipar feriados municipais contra a Covid-19 6

Guarulhos

Decidiu que não vai aderir à antecipação dos feriados estabelecida pela capital para esta quarta e quinta-feira. Informa que seguirá o estadual, caso seja aprovado, para a próxima segunda-feira (25). Neste momento, descarta também a antecipação de dois feriados municipais para os próximos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira da semana que vem).

Itapecerica das Serra

Está analisando.

Itapevi

Não irá aderir à antecipação dos feriados.

Itaquaquecetuba

Decidiu seguir as orientações Governo do Estado e do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Pretende antecipar o feriado municipal de Corpus Christi para o dia 22, e o feriado estadual da Revolução Constitucionalista para o dia 25. O projeto será enviado para a Câmara Municipal para aprovação.

Jandira

A princípio, não irá antecipar nenhum feriado municipal.

Mairiporã

Seguirá a determinação do Estado. Já em relação a outros feriados, a Prefeitura ainda estuda as possibilidades. Para quarta e quinta-feira (20 e 21 de maio), diferentemente da capital, o município seguirá sua rotina normal.

Mauá

Seguirá a decisão do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, onde foi acordada a proposta de antecipação do feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22). E seguirá a proposta do governo paulista para o feriado estadual de 9 de Julho.

Mogi das Cruzes

A Câmara Municipal aprovou a antecipação do feriado de Corpus Christi (originalmente dia 11 de junho) para a próxima sexta-feira (22). E seguirá o governo do estado no feriado estadual da Revolução Constitucionalista para o dia 25, caso aprovado na ALESP.

Osasco

Não vai aderir ao mega feriado proposto pela capital para a quarta, quinta e sexta-feira. Em Osasco, haverá feriado na segunda-feira (25), caso o projeto do governo de SP passe na Alesp.

Pirapora do Bom Jesus

Ainda não há nenhuma definição sobre o assunto.

Poá

A prefeitura vai publicar decreto que antecipa o feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22/5). A decisão foi tomada em conjunto com os municípios do Condemat e segue a iniciativa da cidade de São Paulo.

Ribeirão Pires

Prefeitura informa que, em decisão conjunta entre as sete cidades do Grande ABC, por meio do Consórcio Intermunicipal, o feriado de Corpus Christi será antecipado para sexta-feira (22). Projeto de Lei para autorizar o Executivo a antecipar o feriado já foi enviado à Câmara Municipal da cidade.

Rio Grande da Serra

Farão a antecipação do feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22) e em relação à segunda-feira (25), seguirão o governo do Estado com antecipação do feriado de 9 de julho, caso seja aprovado na Alesp. A decisão, porém, ainda aguarda confirmação da Câmara Municipal da cidade.

Salesópolis

Antecipa Corpus Chisti na sexta-feira (22) e acompanha o estado na segunda-feira (25). Enviaram o projeto de antecipação para a Câmara Municipal.

Santa Isabel

Irá antecipar o feriado de Corpus Christi e seguirá o estado.

Santana de Parnaíba

Seguirá as determinações do Estado.

Santo André

O feriado de Corpus Christi será antecipado para a próxima sexta-feira (22), conforme decisão tomada em conjunto com os sete prefeitos da região, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. No município, a medida será oficializada por meio de decreto do prefeito Paulo Serra. A antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista, em 9 de Julho, depende de projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de SP.

São Bernardo do Campo

Decidiu antecipar o feriado de Corpus Christi para esta sexta-feira (22). Vale lembrar que o Estado de São Paulo ainda analisa a antecipação do feriado estadual da Revolução Constitucionalista para segunda-feira (25).

São Caetano do Sul

Enviou à Câmara o Projeto de Lei que antecipa o feriado de Corpus Christi (11 de Junho) para esta sexta-feira (22). A medida foi discutida em conjunto com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O município seguirá a determinação do governo de SP sobre o feriado de 9 de Julho na segunda-feira (25).

Suzano

Segue a decisão do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), antecipando o feriado de Corpus Christi para sexta-feira (22), e acompanha o governo do estado com a antecipação do feriado de 9 de julho para segunda-feira (25). O projeto será encaminhando à Câmara Municipal da cidade.

Taboão da Serra

Antecipado os feriados de Corpus Christi, para quinta-feira (21), bem como o feriado municipal do “Dia do Amor Misericordioso de Deus”, para sexta-feira (22), que seria comemorado no corrente exercício em 01 de outubro.

Vargem Grande Paulista

Antecipou o feriado do aniversário da cidade, comemorado em 27 de novembro, e o feriado de Corpus Christi, celebrado em 11 de junho, para quinta (21) e sexta-feira (22). O projeto foi encaminhado para a Câmara dos vereadores e aprovado nesta terça-feira (19).

Com informações da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Tv Globo