Ônibus da empresa Jarlentur é impedido de entrar no Pará

Ônibus da empresa Jarlentur é impedido de entrar no Pará

8 de maio de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

PALESTINA – Um ônibus modelo Paradiso G7 1800 DD equipado com chassi Scania 8×2 da empresa Jarlentur que fazia a linha Goiânia x Marabá, acabou sendo impedido de entrar no estado do Pará nesta quinta-feira (7), quando trafegava nas proximidades do município de Palestina, no interior do Pará.

Foto: Noé Lima – Arquivo Pessoal

Uma fiscalização da Agência de de Regulação e Controle dos Serviços do Estado – Arcon/PA, acabou interceptando o ônibus double deck. Após a abordagem ao coletivo, os passageiros precisaram voltar ao ponto de controle na região de Jarbas Passarinho, e de lá embarcar em diversas vans com destino as suas cidades.

Uma equipe da Polícia Militar do Pará seguiu o ônibus até a saída do estado do Pará.

Os passageiros informaram que empresa Jarlentur ressarciu o valor das passagens adquiridas, por conta do transtorno durante a viagem.

Vale lembrar que as viagens interestaduais estão proibidas no estado do Pará como uma forma de diminuir a circulação do novo coronavírus.

Foto: Divulgação – Arcon/PA

Agência de de Regulação e Controle realiza fiscalização

As equipes de fiscais da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará – Arcon/PA atuam desde quarta-feira (8), na operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado que inclui as  Polícias Civil e Militar, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Corpo de Bombeiros, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran),para coibir a saída do transporte intermunicipal de passageiros durante a Semana Santa, em cumprimento ao decreto, n°609, do Governo do Estado do Pará.  O ato administrativo restringe a saída intermunicipal de pessoas por meio rodoviário e hidroviário no feriado, de 08 a 13 de abril, para conscientizar a população sobre o isolamento social como medida de prevenção ao Covid-19, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O diretor de fiscalização da Arcon-Pa, Ivan Bernaldo, revela que a missão dos fiscais na operação é impedir a circulação do transporte de passageiros neste tempo de enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus. “Estamos abordando os veículos como ônibus, vans, micro-ônibus e os táxis que tentam fazer o transporte de passageiros para o interior do Estado no feriado, e orientando a retornarem. Apenas o transporte de cargas, os veículos que levam profissionais de serviço, mediante comprovação, e os pacientes para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), estão sendo liberados conforme determina o decreto”, reforça Ivan Bernaldo. 

Foto: Divulgação – Arcon/PA

A vigilância das equipes de fiscalização ocorre por 24h nas estradas estaduais, e na BR-316, no km 18, em Benevides. Somente as viagens entre os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides estão mantidas. Nos portos e terminais do Estado, os fiscais realizam rondas diárias para barrar qualquer tentativa de saída de viagens intermunicipais.  

Com informações da Polícia Militar do Pará e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará – Arcon/PA