Últimas:
MG: Passageiros terão que usar máscaras em ônibus metropolitanos e intermunicipais

BELO HORIZONTE – O Comitê Extraordinário da Covid-19, publicou na manhã desta quinta-feira (7), uma deliberação que determina o uso de máscaras de proteção nos ônibus metropolitanos de Belo Horizonte e também nos ônibus que operam linhas intermunicipais em todo o estado de Minas Gerais.

A novidade é que os motoristas, não devem seguir viagem caso algum passageiro não esteja utilizando o Equipamento de Proteção Individual, conhecidos como EPIs.

Ainda de acordo com o texto, a responsabilidade pelo embarque e pelo controle dos passageiros vai ser das empresas de transporte, e autoridades sanitárias e órgãos de Segurança Pública também vão fiscalizar o cumprimento da regra, com auxílio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). 

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, informou que as ações de fiscalização seguem ocorrendo diariamente em várias estações de ônibus, bem como em terminais rodoviários e ao longo das viagens. O órgão, porém, não deixa claro, se passageiros que não estiveram utilizando as máscaras, serão impedidos de embarcar. A secretaria afirma ainda que o Equipamento de Proteção Individual, é de responsabilidade de cada cidadão.

Uso adequado

De acordo com recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), a máscara deve ser posicionada no rosto de modo a cobrir toda a região do queixo, boca e nariz, devendo estar bem ajustada, sem espaços frouxos entre ela e a face. Deve-se evitar tocar ou ajustar a máscara enquanto estiver usando ou quando retirá-la. Se for tocada, deve-se higienizar suas mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.

Vale ressaltar que a utilização das máscaras é parte das medidas preventivas. Desta forma, a população deve continuar seguindo com as lavagens frequentes das mãos e das superfícies, o isolamento social e a redução de fluxos, contatos e aglomeração de pessoas, para a prevenção ao contágio pelo coronavírus.

Com informações do Governo do Estado de Minas Gerais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: