SC: Ônibus seguem proibidos de circular por tempo indeterminado em todo o estado, decide governador

SC: Ônibus seguem proibidos de circular por tempo indeterminado em todo o estado, decide governador

30 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

FLORIANÓPOLIS – O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, decidiu prorrogar o decreto que proíbe a circulação os ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais em todo o estado, nesta quinta-feira (30). O que chama atenção é que o governador não estipulou uma data.

O governador Carlos Moisés da Silva informou que a decisão segue por tempo indeterminado. Além dos ônibus, o decreto determina que aulas, eventos e atividades esportivas seguem interrompidas, segundo anúncio feito em transmissão ao vivo no final desta tarde.

Ao longo do seu pronunciamento através da internet, Carlos Moisés atualizou a situação do estado com relação a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o governador, atualmente, Santa Catarina já registra 48 mortes por Covid-19, duas a mais do que o dia anterior, e 2.394 casos confirmados. Nas últimas 24h, 309 pessoas foram diagnosticadas com a doença no estado. Além disso, outros 363 casos, seguem sendo analisados.

As empresas de ônibus que operam o serviço municipal, intermunicipal e até interestadual, não deverão operar suas linhas ao menos pelas próximas semanas.

Nos bastidores do governo, há quem diga que a fiscalização seguirá intensa, como forma de evitar a proliferação de novos casos da Covid-19 em todos os municípios de Santa Catarina.

Ainda de acordo com o governador, as duas mortes contabilizadas ocorreram em Tubarão, ainda na quarta-feira (29), sendo de uma mulher de 69 anos, que estava internada na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A outra vítima, também mulher, tinha 67 anos. O município do óbito não foi divulgado.

Estão hospitalizados em leitos de Unidade Intensiva de Saúde (UTI) 101 pacientes, 10 a mais do que no dia anterior. Desses 66 ocupam leitos do Sistema Único de Saúde, na rede pública hospitalar e outros 35 estão na rede privada. Com isso, a taxa de ocupação de leitos reservados pelo Estado na rede pública é de 15.68%.

SC: Polícia Militar intercepta ônibus da Expresso Nordeste e Eucatur que contrariaram o decreto estadual

Ao menos dois ônibus ônibus rodoviários, sendo um da Expresso Nordeste, modelo Comil Invictus Volvo 8×2 e um outro ônibus da Viação Eucatur do modelo Paradiso G7 1800 DD equipado com chassi Volvo 8×2, acabaram sendo interceptados pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (29), por não estarem cumprindo o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina que proíbe o transporte de ônibus municipal, intermunicipal e interestadual, afim de evitar com isso, a proliferação do novo coronavírus no estado.

A operação foi realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de SC – Aresc em conjunto com a Polícia Militar. O diretor técnico da agência, Silvio Rosa, informou que o ônibus da Viação Eucatur foi interceptado no município de Balneário Camboriú, com diversos passageiros vindos de São Paulo.

Já o ônibus da Expresso Nordeste, foi parado em São José, na Região Metropolitana de Florianópolis, com diversos passageiros vindo da cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Ainda segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos de SC – Aresc, os veículos seguiam em direção ao município de São José, onde estariam fazendo o ponto final e desembarcariam os passageiros, já que não podem entrar na cidade de Florianópolis.

Com informações do Governo do Estado de Santa Catarina e Agência Reguladora de Serviços Públicos de SC – Aresc