Rio: Rodoviários da Viação Acari reclamam da falta de máscaras e de pagamentos atrasado

RIO – Os funcionários da Viação Acari, que atua nos consórcios Internorte e Transcarioca, e que possui cerca de 600 funcionários, com 150 ônibus, seguem relatando que a empresa vem atrasando salários e não possui Equipamento de Proteção individual – EPI, e que rodoviários seguem trabalhando sem máscaras.

Um funcionário que prefere não se identificar, de nuncia que a Viação Acara deve 25% do salário do mês de fevereiro, e que ainda não começou pagar o salário do mês de março e nem o 13º salário que os funcionários tem direito.

Na manha desta sexta-feira (17), uma equipe do Bom Dia Rio, programa da TV Globo, mostrou em um ponto de ônibus no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, motoristas sem usar máscaras.

“A empresa não tem disponibilizado nenhum tipo de EPI”, afirma um motorista. “A higienização dos veículos está bem precária. Esses dias um amigo foi pegar um carro na garagem, tinha um rato dentro”, disse o funcionário da Viação Acari.

Outro condutor confirma não receber nenhum auxílio da empresa. “Estamos abandonados. Risco de obtermos uma contaminação e levarmos para os nossos parentes em casa”, conta.

Outro funcionário da empresa fala que está com medo de trabalhar. “A gente pega um monte de passageiro, não sabe quem está contaminado, quem não está. Com esse trauma, para trabalhar vai ficar meio difícil”, lamenta.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio (Sintraturb Rio), também não há álcool em gel, na empresa de ônibus.

Viação Acari se manifesta sobre as denúncias

“A Viação Acari afirmou que muito antes da pandemia do coronavírus já enfrentava reflexos em suas finanças”, apontando “um desequilíbrio econômico-financeiro causado pelo congelamento da tarifa”.

“Com o isolamento social gerado pela contaminação do Covid-19, a Acari tem registrado apenas 20% da demanda que transportava anteriormente. A empresa reforça que é inviável sustentar a operação com essa receita”, detalha.

“A empresa encontra dificuldades também para a compra de EPIs como máscaras, devido à escassez dos produtos no mercado, e estuda encomendar de produtores locais”, emenda.

A empresa informou ainda que em relação aos equipamentos de proteção, a Viação Acari adquiriu álcool em gel e distribui aos colaboradores no início e no fim da jornada de trabalho.

Com informações da TV Globo e Viação Acari

This post was last modified on 17 de abril de 2020 15:57

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago