TO: Empresas de ônibus seguem burlando a fiscalização do estado de MA e passam usar balsas

TO: Empresas de ônibus seguem burlando a fiscalização do estado de MA e passam usar balsas

15 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

TOCANTINÓPOLIS – Está cada vez mais comum ver ônibus de turismo como os da Viação Trans Brasil, burlando a fiscalização do Estado do Maranhão, e deixando passageiros no cais do porto de Tocantinópolis, no interior do Estado do Tocantins, gerando aglomeração de pessoas, aumentando com isso, o risco de contaminação do novo coronavírus.

A cidade de Tocantinópolis, acabou entrando nesta terça-feira (14), na lista de municípios com casos confirmados da Covid-19, aumentando com isso, para 28 o número de pessoas infectadas no Tocantins. Segundo o governo estadual, a paciente é uma mulher de 67 anos que está em isolamento domiciliar.

Os moradores de Tocantinópolis afirmam que a atitude dos motoristas dos ônibus serve para burlar a fiscalização que é feita em outras rotas. Deixando as pessoas no cais eles seguem para o Maranhão e passam por postos de fiscalização com os veículos vazios. Segundo ele, nenhum órgão trabalha na balsa.

“O que ocorre é esta situação. Passageiros desembarcando para atravessar o rio Tocantins de barco ou balsa e os ônibus dando a volta por terra, indo para Estreito (MA), e pegando-os do outro lado do rio. Seja em Tocantinópolis ou em Porto Franco (MA)”, disse um morador que preferiu não se identificar.

Sem nenhum controle no fluxo de pessoas durante o desembarque, barqueiros e ribeirinhos acabam sendo expostos ao risco de serem infectados pelo novo coronavírus. O homem conta que a situação gerou pânico na cidade.

“Os passageiros se aglomeram na beira do rio. É uma situação lamentável. Pessoas humildes podem ser contaminadas. Passageiros, barqueiros, funcionários da balsa, aglomerados sem proteções, sem álcool gel. É apenas um reflexo da falta de fiscalização dos órgãos competentes ao serviço essencial de transporte aquaviário”, disse ele preocupado.

Com informações da Tv Anhanguera