SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça

SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça

11 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

JOINVILLE – Uma decisão liminar da Justiça de Santa Catarina, garante a partir da próxima segunda-feira (13), a circulação dos ônibus municipais de Joinville, no Norte de Santa Catarina, após a 2ª Vara de Fazenda Pública de Joinville autorizar a retomando da operação a partir das 5h.

SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça 1

A decisão liminar, atende parcialmente ao pedido dos empresários do transporte urbano, que entraram com o pedido na última terça-feira (7), solicitando o retorno da operação das duas empresas que operam as linhas municipais.

O Governo do Estado, informou através da Procuradoria Geral que vai recorrer, já que possui competência para medidas de isolamento social.

“O objetivo, seguindo orientação sanitária da Secretaria de Estado da Saúde em relação aos riscos da manutenção do transporte coletivo urbano e intermunicipal, é reduzir o ritmo de propagação do novo coronavírus e proteger a saúde da população catarinense”, informa a nota divulgada pelo Governo de Santa Catarina.

O Governo do Estado mentém a suspensão do transporte de passageiros em todas as cidades até 30 de abril.

SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça 2

Abertura parcial do Comércio

O Estado de Santa Catarina segue com restrição na circulação de ônibus Interestaduais, intermunicipais e municipais desde o último dia 19 de março, com o objetivo de evitar com isso a proliferação do novo coronavírus.

Neste sábado (11), o governador de Santa Catarina, Carlos Moiséis – PSL, anunciou que permitirá a abertura do comércio no estado, porém, seguirá com a restrição do transporte coletivo em todo o estado até o dia 30 de abril.

O transporte está sem operar desde o dia 19 de março, em função da pandemia de coronavírus. Em decreto publicado pelo governo, foi determinada a suspensão e circulação de veículos de transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual de passageiros. Em Joinville, as únicas linhas em funcionamento são para o transporte de trabalhadores em saúde. Relembre:

SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça 3

No entanto, segundo a Justiça, as empresas precisam atender alguns requisitos para os ônibus circularem:

  • não podem vender passagens dentro do ônibus, a passagem embarcada;
  • terão de afixar cartazes com informações sobre higienização de mãos, uso de máscaras e de álcool em gel em local visível para os passageiros;
  • os ônibus precisam ser higienizados diariamente;
  • dentro dos coletivos terá de ter álcool gel 70% e janelas devem ficar abertas para circulação do ar;
  • o uso de máscaras por todos funcionários que tiveram contato com o usuário do transporte coletivo;
  • priorizar o trabalho remoto para os setores administrativos das empresas.

Segundo as empresas, com o transporte retornando deve deixar de circular a linha que era voltada aos profissionais de saúde.

SC: Joinville deverá voltar ter ônibus circulando na próxima segunda-feira 13, após determinação da justiça 4
Foto: Reprodução de TV

Prefeito de Florianópolis anuncia que comércios e hotéis continuam fechados por causa do coronavírus

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, anunciou na tarde deste sábado (11) que o comércio, hotéis e pousadas continuarão fechados nos próximos sete dias para evitar a proliferação do novo coronavírus. Antes, o governador de Santa Catarina Carlos Moisés (PSL) anunciou a liberação de alguns setores, mas reforçou que as prefeituras poderiam adotar medidas mais restritivas.

Com informações da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina