SP: Campos do Jordão cria Barreira Sanitária para o Feriado de Páscoa

SP: Campos do Jordão cria Barreira Sanitária para o Feriado de Páscoa

9 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CAMPOS DO JORDÃO – A cidade de Campos do Jordão, que é um dos lugares mais procurados nesta época do ano até o mês de agosto, por ser considerado o destino de alto luxo no estado de São Paulo, passou criar barreiras sanitárias para evitar o acesso à cidade durante o feriadão de Semana Santa, como forma de evitar com isso, a proliferação do novo coronavírus.

Foto: Prefeitura de Campos do Jordão

Desde às 8h da manhã, funcionários das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública instalaram uma Barreira Sanitária no Portal e na SP-050, que são as principais entradas da cidade. No decorrer do dia, equipes também estarão em outras entradas da cidade. 

As barreiras continuarão a funcionar até domingo de Páscoa (12) . 

Todos os veículos que passarem pelos pontos de acesso serão parados. A proibição de entrada de ônibus e vans de excursões continua valendo até o dia 20 de abril, podendo ser estendida até o dia 22. 

Os profissionais de saúde estão verificando possíveis sintomas da Covid-19 e aferindo a temperatura para identificar febres dos passageiros. Quem chegar também preencherá um cadastro para que a saúde possa monitorar a movimentação e coibir a hospedagem que está proibida na cidade.

A hospedagem em Campos do Jordão está proibida até, pelo menos, 20 de abril. Além do decreto municipal que proíbe pousadas e hotéis de receber turistas, uma decisão da Justiça obrigou sites de hospedagem a suspender anúncios de turismo na cidade.

Rodoviária de Campos do Jordão segue funcionando

Em meio a pandemia da Covid-19, todos os ônibus de turismo e fretamento que costumam entrar na cidade ao longo de toda a semana, e principalmente nos finais de semana, assim como no feriados, seguem proibidos de entrar na cidade.

O feriado da Páscoa é considerado uma pré-temporada de inverno, período de maior movimentação de turistas em Campos do Jordão. Em 2019, a cidade recebeu 200 mil turistas durante os quatro dias do feriado prolongado.

A Rodoviária da cidade ainda recebe ônibus apenas vindos de São Paulo, operados pela Viação Pássaro Marrom que possui apenas dois horários saindo do Terminal Rodoviário do Tietê.

Na tarde desta quinta-feira (9), os dos horários de 15h e 19h30, seguiam com quase metade das poltronas vendidas. Já as viagens programadas para esta sexta-feira (10), o número até o momento, é 3 e 4 poltronas vendidas respectivamente nos horários de 10h e 13h.

Covid-19 sendo investigados na cidade

Campos do Jordão tem mais um caso suspeito para coronavírus, que está internado no Hospital São Camilo. 

Até o dia 6 de abril o balanço é o seguinte: São 32 casos suspeitos para Covid-19. Destes, 29 aguardam o resultado do exame em suas casas; 2 pessoas estão hospitalizadas e uma morte suspeita para Covid-19 ainda não foi analisada 

A Prefeitura entre sexta e segunda não recebeu nenhum novo resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz. Dentre os 39 notificados, sete resultados foram negativos.

 Os casos de Síndrome Gripal passaram de 153 para 167. A Prefeitura está divulgando estes casos desde o dia 25 de março. Todos os pacientes, com sintomas leves, continuam a ser monitorados e em isolamento domiciliar, por 15 dias. 

Alta Mesmo sem os exames, cerca de 12 pacientes que estavam em isolamento domiciliar já não apresentam mais sintomas e tiveram alta. Dentre eles, os sete já com resultados negativos. Trata-se dos pacientes que colheram exames até o dia 18 de Março. Os demais ainda aguardam cumprir o período de 14 dias. 

Casos hospitalizados A senhora de 70 anos, esposa do senhor que faleceu, continua internada em Taubaté. Seu quadro continua estável. No fim de semana, deu entrada no Hospital São Camilo, um senhor de 89 anos. Também estável.

Com informações da Prefeitura de Campos do Jordão