SP: Aparecida segue vazia na véspera da sexta-feira santa

SP: Aparecida segue vazia na véspera da sexta-feira santa

9 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

APARECIDA – O Santuário Nacional de Aparecida segue sem receber os habituais milhares de fiéis vindos de todas as regiões do Brasil. Nesta véspera do feriadão da Semana Santa, o movimento de turistas na cidade segue baixo, não há ônibus entrando no Santuário desde que houve o anúncio da pandemia. As Romarias seguem sendo transferidas para o segundo semestre.

Foto: Viva essa Experiência – Divulgação

As atividades litúrgicas na Basílica da Padroeira do Brasil seguem sendo realizadas sem a presença de público, seguindo as orientações das autoridades para o combate a propagação da Covid-19. Assim, as celebrações da Semana Santa serão transmitidas por televisão e internet para todo o país, a partir do Santuário Nacional de Aparecida, para que os devotos possam participar do principal período do calendário católico.

Na Segunda (6), Terça (7) e Quarta-feira Santa (8), quatro missas foram celebradas durante cada um desses dias no Santuário Nacional, todas transmitidas pela TV Aparecida. A primeira delas foi ao ar às 6h45, seguida de celebrações às 9h, 12h e 18h. As tradicionais Missas das 9h e das 18h, já televisionadas há anos, foram acompanhadas também pelas redes sociais da Basílica. Outro habitual momento de oração, a Consagração a Nossa Senhora, às 15h, segue nestes dias também propagada pela emissora de televisão e pelas redes sociais.

Foto: Divulgação

Na Sexta-feira Santa (10), conforme a tradição católica, não são celebradas missas, já que a liturgia da data é centrada no sofrimento e morte de Jesus. A principal cerimônia do dia é a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, que poderá ser acompanhada pela internet e pela televisão. Mais cedo, às 9h, a Via-Sacra na Basílica também terá transmissão simultânea pelos diferentes meios. A Celebração do Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, às 12h, será transmitida apenas na TV Aparecida.

Algumas atividades, que todos os anos são realizadas com grande participação de devotos, como a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro e a Procissão do Senhor Morto foram suspensas para se evitar aglomerações.

Foto: Thiago Leon – Santuário Nacional de Aparecida – Divulgação

As celebrações da Páscoa se estendem por todo o domingo (12). Nesta data serão realizadas três missas durante todo o dia. A primeira delas às 8h, e a última delas, às 18h, com transmissão simultânea no YoutubeFacebook TV Aparecida. A missa das 12h, pode ser acompanhada somente nas ondas televisivas.

Foto: Thiago Leon – Santuário Nacional de Aparecida – Divulgação

Como acompanhar – As redes sociais do Santuário Nacional que irão transmitir as atividades da Semana Santa são o canal no Youtube, que pode ser acessado em www.youtube.com/santuarionacional e a página no Facebook, disponível em www.facebook.com/santuariodeaparecidaoficial. A TV Aparecida está disponível em canal aberto e parabólica, em todas as operadoras a cabo e por satélite, além de um aplicativo próprio nas lojas de aplicativos.

Rodoviária de Aparecida segue funcionando

O Terminal Rodoviário da cidade, segue aberto, porém, com baixo movimento de passageiros. As empresas Viação Cometa e Viação Pássaro Marrom que operam o trecho São Paulo x Aparecida e Aparecida x São Paulo apresentam baixa procura por passagens e há um número reduzido da frota em operação.

A Viação Util e Sampaio que pertencem ao mesmo grupo empresarial, seguem operando a linha Rio x Aparecida e Aparecida x Rio assim como a Aparecida x Belo Horizonte e Belo Horizonte x Aparecida, mais também segue com baixa procura de passageiros nos últimos dias e nos próximos também.

A Expresso Itamarati que opera a linha Aparecida x São José do Rio Preto e São José do Rio Preto x São Paulo, segue operando apenas um horário diário e também apresenta baixa procura de passageiros.