RS: Passageiros de ônibus que viajaram com mulher que testou positivo para Covid-19, seguem monitorados

RS: Passageiros de ônibus que viajaram com mulher que testou positivo para Covid-19, seguem monitorados

6 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

PORTO ALEGRE, MINAS DO LEÃO E BUTIÁ – A Prefeitura de Butiá, informou que segue monitorando as pessoas que possam ter tido contato com uma passageira que embarcou em um ônibus na linha Porto Alegre x Minas do Leão no início do mês de abril.

De acordo com o governo municipal, a passageira que não teve a sua identidade revelada, e que mora no município de Minas do Leão, testou positivo para a Covid-19, logo após a viagem no qual no dia tinha suspeita da contaminação pelo novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Butiá, informou que a passageira segue identificada e em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas. O outro passageiro ainda não foi identificado. O motorista, um fiscal e um embarcador, funcionários da empresa de ônibus, foram afastados para ficarem em isolamento.

Segundo o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, os outros dois passageiros que estavam no ônibus são moradores da cidade de Butiá, onde o veículo parou antes de seguir para Minas do Leão.

Viagem antes do resultado

Segundo a Secretaria Saúde de Minas do Leão, a paciente com o diagnóstico positivo, relatou falta de ar durante uma consulta de rotina no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na última quinta-feira (2). Por isso, teria sido solicitado o exame de Covid-19.

O teste foi feito, mas antes do resultado ficar pronto, ela foi liberada para voltar para casa. A mulher, então pegou um ônibus de Porto Alegre até Minas do Leão. Na sexta (3) à noite, o Hospital teria entrado em contato para confirmar o resultado positivo para coronavírus da paciente.

O Hospital de Clínicas informou, através de uma nota, que “os pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa”. Ressaltou ainda que cumpriu o protocolo de comunicar a vigilância em saúde. (Veja nota completa abaixo)

A paciente está em isolamento domiciliar com o marido, que não apresenta sintomas e também é monitorado. A secretaria de saúde também monitora outras pessoas com quem a paciente teve contato nos dias anteriores à confirmação da doença.

Nota do Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre não fornece informações pessoais de atendimentos a terceiros, respeitando o sigilo do paciente. Em casos da Covid-19, não é diferente. Em conformidade com as normas técnicas, pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa. Ao hospital, como estabelecem as práticas da rede de saúde, cumpre o dever de comunicar a vigilância de saúde, o que sempre é feito. O Hospital de Clínicas reforça seu compromisso com a saúde, com a comunidade e com todos que o procuram para atendimento.

Nota da Prefeitura de Minas do Leão

A Prefeitura de Minas do Leão comunica que, na noite da última sexta-feira (3), recebeu a confirmação de um caso de Covid-19 no município. O relato foi feito pela própria paciente à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com as informações colhidas com a moradora, ela havia feito um teste de detecção do novo Coronavírus no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Pela manhã da sexta, retornou de ônibus à cidade, ainda como caso suspeito. E, somente à noite, teve a notícia de que seu exame havia dado positivo.

Imediatamente, a Secretaria Municipal de Saúde tomou uma série de medidas:

1) A paciente está sendo mantida em isolamento em sua residência e monitorada 24 horas por dia por técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psiquiatra, que colhem por telefone as informações sobre a evolução da doença. Seu marido, que mora com a paciente, também está sendo monitorado e não apresenta sintomas até o momento;

2) A Secretaria está em contato com a empresa de ônibus Planalto para monitorar os passageiros do veículo no qual a paciente fez seu deslocamento até Minas do Leão;

3) A partir dos relatos da paciente, a Secretaria também está monitorando as demais pessoas com quem ela manteve contato nos dias anteriores à confirmação da doença;

4) A pasta buscou o Hospital de Clínicas para obter mais informações sobre a paciente e alinhar os protocolos sobre comunicação e atendimento de casos subsequentes;

5) Houve também contato com a Secretaria Estadual da Saúde, para alinhamento e orientações sobre as iniciativas a serem tomadas pelo município, em linha com o que preconiza o Ministério da Saúde;

6) Haverá um reforço na testagem de possíveis casos de coronavírus, a partir da chegada de testes rápidos, os quais já foram adquiridos pelo município e estarão disponíveis a partir da próxima semana.

Desde março, em linha com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde, Minas do Leão vem seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como a adoção do isolamento social, suspensão das atividades não essenciais e reforço no sistema de saúde.

Além disso, o município vem articulando, através da Asmurc (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), outras ações para fortalecer a estrutura regional, como aquisição consorciada de testes rápidos e investimentos em leitos de terapia intensiva em São Jerônimo, cidade referência nesse tipo de atendimento.

Reforçamos à população sobre a necessidade das medidas de prevenção, em especial o isolamento social, para evitar a proliferação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o quadro 24 horas por dia, acompanhando a evolução da doença e preparada para tomar outras iniciativas, de acordo com o cenário.

Com informações da RBSTV, Prefeitura de Butiá, Prefeitura de Minas do Leão e Hospital de Clínicas