Prefeitura de São Paulo reduz o número de ônibus que circulam durante a madrugada

Prefeitura de São Paulo reduz o número de ônibus que circulam durante a madrugada

23 de março de 2020 0 Por revistadoonibus

SÃO PAULO – Na tentativa de reduzir a proliferação do novo coronavírus, a Prefeitura de São Paulo passa a reduzir a frota de ônibus que circulam em linhas municipais em 50% de sua frota, como medida de isolamento social no combate a Covid-19.

A redução ocorre entre 0h e 4h. A mudança representa 250 ônibus a menos nas ruas durante o horário.

No último sábado (21), foi decretado pelo o governador, João Doria (PSDB), a quarentena oficial no estado até 7 de abril, para tentar conter o avanço da doença. O estado de São Paulo já contabiliza 22 mortes oficiais pelo Covid-19 e 631 infectados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, informou que outros 1.032 ônibus já estão sem circular nesta segunda-feira (23), em todo o município de São Paulo. Ainda segundo a Secretaria Municipal, essa redução da frota de ônibus, não oferece riscos de ônibus cheios.

O governo municipal informou também que o setor de transporte de passageiros, registrou uma queda de 60% dos passageiros nas viagens dos ônibus. Ao menos em uma semana, cerca de 5,4 milhões de pessoas deixaram de se deslocar nos ônibus da cidade de São Paulo. Além dos ônibus, nos trens da CPTM e no Metrô, a quase chega a 65% do público que utilizava os serviços em dias normais, passando de 4,9 milhões de passageiros.

O Prefeito Bruno Covas – PSDB, decretou na última sexta-feira (20) o fechamento do comércio local, autorizando o funcionamento apenas de mercados, farmácias, restaurantes em todo a cidade de São Paulo. Vale lembrar que a Justiça também proibiu a realização de cultos e missas em igrejas, para evitar aglomerações.

Ônibus em Guarulhos

Nesta última sexta-feira (20) a Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, anunciou a suspensão gradual das linhas de ônibus da cidade até o dia 30 de março.

As linhas de ônibus municipais de Guarulhos foram reduzidas em 40% a partir desta segunda-feira (23) até quinta-feira (26). Do total de 859 ônibus, 573 estarão em circulação. A partir de sexta-feira (27) até o último dia de março a redução atingirá 60% e obedecerá à escala dos domingos, com 357 carros nas ruas.

A partir do dia 1º de abril a população terá apenas ter acesso às linhas circulares de ônibus que têm como destino os equipamentos de saúde.

De acordo com a gestão municipal, a decisão foi tomada para segurança dos motoristas e cobradores.

Com informações da Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Guarulhos e Tv Globo