Cidade de São Paulo terá frota de ônibus reduzida nos próximas dias, afirma Sindmotoristas

Cidade de São Paulo terá frota de ônibus reduzida nos próximas dias, afirma Sindmotoristas

20 de março de 2020 0 Por revistadoonibus

SÃO PAULO – O município de São Paulo, poderá der menos ônibus circulando nos próximos dias, afim de combater a proliferação do novo coronavírus na cidade, como informa o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – Sindmotoristas.

A entidade denuncia que a limpeza e higienização dos ônibus a cada viagem, não vem ocorrendo, já que muitos ônibus param nos terminais e já seguem viagem, como informou o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.

“Não há quadro de funcionário para isso nas empresas e nem recursos. É três a cada 100 coletivos que cumprem a higienização“, explicou o sindicalista.

Acredita-se que já na próxima semana, a frota de ônibus urbanos que operam as linhas no município de São Paulo, devem sofrer uma redução de 50% em suas operações.

“São 4 milhões de pessoas que usam os veículos diariamente na capital. Estamos buscando uma saída. Trabalhadores estão expostos nas ruas. Eles não são robôs. Alguns estão em pânico porque já tem casos suspeitos em diferentes garagens”, revelou Valdevan.

O presidente do Sindmotoristas revela que uma empresa colocou álcool em gel por dois dias nos coletivos e gastou R$ 160 mil: “não há dinheiro para isso”. Agora Poder Público, Sindicato Patronal e representantes da categoria estão debatendo a melhor forma para que a frota seja reduzida sem prejuízo aos trabalhadores e à população.

“Não teve liberação de todos os trabalhadores mais velhos, algumas empresas querem dar férias, mas há um limite mensal. Em uma, são 1500 funcionários, sendo que 400 com mais de 60 anos. Estamos negociando para garantir que, com a redução da frota, sejam garantidos os benefícios de todos os funcionários afastados e ao menos 50% dos salários”, destacou Valdevan Noventa.

A Prefeitura de São Paulo e a SPTrans, que gerencia o transporte municipal de ônibus, ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Com informações do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – Sindmotoristas e Record TV